Friday, March 25, 2011

Os sapatos de Vincent


È dispensável a apresentação da importancia de sua funcionalidade haja vista que ,quem já teve que andar sobre a neve,espinhos,pedras, areia ou asfalto quente ,piso molhado e liso,um lamaçal , por exemplo ,sabe o valor funcional de um calçado... Com o tempo, além de sua funcionalidade óbvia de proteção,adquiriu personalidade e é feito para ser usado de acordo com a ocasião,faixa etária, com tamanhos padronizados é peça obrigatória no armário de qualquer ser dito civilizado.



Registra literalmente os caminhos percorridos de parte de uma vida, pelo menos no período de sua vida como utilitário.
O modo em que foram usados deixam-lhes marcas que contam toda uma historia de quem eventualmente possa tê-lo calçado .
Abrigam no modelo informações importantes sobre sua historia e a de quem a usou,registra da própria matéria, enquanto objeto usado , momentos passados desencadeando lembranças em que o usou e atiçando a imaginação de quem o observa.
No mundo das artes visuais vários artistas viram os calçados como tema ou objeto estético de observação para suas produções .
Hoje falarei somente sobre os sapatos de Vincent Van Gogh .

The Sower Der Sämann-Van Gogh -1888

Quem nunca analisou uma pegada? Metaforicamante o sapato é praticamente uma matriz de gravura,se olharmos os sulcos deixados na sola provocados pelo andar , pode-se perceber a impressão de todas as superfícies em que foi submetido pelo “andarilho’ que o usou.
Pode-se imprimi-la em série(característica da impressão de gravuras).
Sapatos só tem valor "histórico" depois de usados.
Há registros ,marcas ,e traz em sua matéria lembranças das intempéries, a pressão, peso,e a temperatura do corpo, o cuidado ou a falta de cuidado, o cheiro e formato do pé ou pés que os usou.
Podemos ler e intuir nos sapatos: ocasiões,personalidades,classe social ,espaços e tempo.

Detalhe de Resting From Work

Calçados denunciavam a classe ou grupo social do indivíduo, isso é fato.Também é um dos símbolos de poder e posição social.
Van Gogh durante o período que esteve em Paris pintou diversas obras com a temática de calçados.Pintou várias telas de botas de operário por exemplo.



Quando estava em Saint-Rémy pintou um par de tamancos de couro, os atributos da vida camponesa com a qual ele tinha muitas vezes em sua vida entrado em contato .


Um par de tamancos de couro de 1889
Vincent van Gogh (1853-1890)
Óleo sobre tela, 32,5 x 40,5 cm
Museu Van Gogh, de Amsterdã

Van Gogh era fascinado, por que não dizer, obcecado por Millet, (Jean-François Millet- pintor romântico) e fez varias leituras de obras do artista nas quais camponeses em seus trabalhos rurais eram mote freqüente para suas pinturas.
As “naturezas-mortas” de sapatos de Van Gogh tem claramente interferência, influência na temática de trabalho do pintor camponês Millet, por quem tinha grande admiração.
Para Millet, tamancos eram símbolos poéticos da vida dos camponeses.Em contra partida Millet era poesia para os olhos e vida de Van Gogh .
Millet foi para Van Gogh o modelo estético absoluto ,também modelo espiritual já que parecia que ao rever e visitar a obra de Millet buscava encontrar a paz e o equilíbrio que o Mestre parecia ter conquistado na vida no campo e em seu trabalho .

Na carta 607 que escreveu a Theo, seu irmão ,justifica essa admiração em forma de leituras insistentes da obras de Millet e de como que o artista,mesmo se inspirando em outro,mesmo se utilizando da obra de outro interfere e imprime sua personalidade ao lere interpretar a obra : “Se alguém toca Beethoven, acrescenta sua própria interpretação pessoal; na música, especialmente no canto, interpretação e conta também com o compositor não tem de ser o único a exercer as suas composições...” Claro que Vincent tinha razão em falar assim, mesmo quando fez leituras das obras de Millet, e apesar da analogia temática , foi inevitável: imprimiu sua digital ,seu gestual ,suas cores, sua agonia artística e seu foco.



Van Gogh se sensibilizava pela dura vida dos trabalhadores, dos camponeses em especial. Viveu no campo e sabia como ninguém como os calçados desses trabalhadores tinham importancia funcional em suas vidas e como artista percebia a força simbólica e estética e de informação do objeto e das pessoas que os usavam .

Van Gogh tinha um grande respeito pelas as obras de Charles Dickens e seu foco sobre a classe trabalhadora .Esse olhar literario sobre os menos favorecidos de Dickens iam ao encontro dos desejos e preocupações de Vincent e foi isso também que pode te-lo ligado de maneira natural Van Gogh a Millet.
Millet viveu no campo e percebia no tema, a espiritualidade e o lirismo da vida simples e integração do homem com a natureza e consequentemente com Deus.
Jean François Millet nasceu na Normandia em 04 de outubro de 1814 e faleceu em 10 de janeiro de 1875.

Um par de sapatos, 1886
Vincent van Gogh (1853-1890)
Centímetros Óleo sobre tela, 37,5 x 45
Museu Van Gogh, de Amesterdão
(Stichting Vincent van Gogh)-
Especulam que essa obra do par de sapatos com o salto pra cima tem conotações psicológicas do momento em que Vincent vivia. È visto como um símbolo de passagem difícil na vida de Van Gogh.
Martin Heidegger(filósofo alemão de grande importancia no seculo XX) viu a pintura em exposição em Amsterdã em 1930. A experiência do encontro com a obra de Van Gogh veio a desempenhar um papel central para um ensaio que estava escrevendo sobre a teoria da arte. "A Origem da Obra de Arte (1935).
Em 1968, Meyer Schapiro (historiador de arte) confrontou os escritos de Heidegger e mergulhou fundo nas cartas de Van Gogh para compreeender melhor sua personalidade e obra .Alias essa pintura"Os sapatos" gerou uma polemica estetica,psicologica e filosifica bem interessante entre os escritos de Jacques Derrida , Heidegger e Meyer Schapiro .
Dizem que Vincent comprou 1886, numa visita ao mercado de pulgas de Paris essas botas de operário .Eram usados e desgastados . Ele comprou-os e os trouxe de volta a seu ateliê no bairro de Montmartre.
Não está claro por que ele comprou, mas poderia ser simplesmente que ele precisava de um novo par de sapato,.Dizem que ele tentou usá-las em suas caminhadas mas encontrou o encaixe impossível.Na verdade nâo se sabe ao certo se era grande demais ou apertado, mas não tinha como usa-los(Ninguem merece sapato machucando )
Com o desconforto que impedia caminhar com as botas Van Gogh decidiu usar o par de botas como modelo, objeto de observação , um suporte para a pintura.
Possivelmente nem imaginou que esses sapatos se tornariam os mais célebres da história da arte moderna.
Para ele, como para vários de seus contemporâneos, eles podem ter sido símbolo da dura vida ainda pitoresca do trabalhador.Assim como Millet,Vincent descobriu a beleza e a poesia no quotidiano, nas coisas que as pessoas tomam para concedido, e as considerava digno de uma pintura.

Sapatos

Data: 1888
Médio: óleo sobre tela
Dimensões: 18 x 22 polegadas (46 x 55 cm)
Local: Museu Metropolitano de Arte, New York City
Observe as linhas de arco em torno do calçado à direita. Em algumas pinturas este efeito aura pode ser muito grande (por exemplo, Auto-retrato com chapéu de feltro ), mas neste caso é bastante discreto.

È dito que Van Gogh sofria de enxaquecas terríveis,e quem já sofreu ou sofre desse mal
conhece os efeitos que podem causar na visão como por exemplo auras em torno de objetos
agitação e cores exageradas. Pode haver influencia das crises de enxaqueca de Van Gogh e a forma em que via a luz e as cores, construindo assim uma estética única.Eu tenho astigmatismo e isso influencia na forma que vejo as luzes (estreladas)quando vou desenhar e pintar, acredito que essa teoria pode ter alguma relevância.



Bem, hoje nao da para aprofundar no debate filosofico e acalorado sobre os sapatos de Van Gogh e fica ai as obras para a observação e o deleite de todos.
Mas a pergunta nao cala. O que ele realmente quer dizer com esses sapatos? Às vezes, os sapatos são apenas sapatos, mas que vê essas obras pode perceber que um par de sapatos pode conter todo um universo da vida de alguém.

Detalhe de At Eternity's Gate (1890)

Fonte de Inspiração:
A origem da obra de arte de Martin Heidegger
Van Gogh de David Haziot
Imagens pescadas na internet

2 comments:

  1. obrigado por seu talento de escrever. É enriquecedor seguir alguém, e poder usufruir também desta riqueza de texto.Fazer dos olhos uma janela que leva conhecimento ao intelecto.Sentar-se na frente do computador,e sair alto com novos conhecimentos adquiridos. Não é abrir um simples blog,é ensinar o meu cerébro absorver informações para o resto da minha vida.
    Simplesmente obrigado!

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  2. òtimas referências para um pupilo iniciante das artes...
    Obrigado.

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