Friday, March 18, 2011

O Olho que sorri

Francisco José de Goya pintor Espanhol nascido em 1746 foi processado pela corte por ter julgado suas sensuais “Majas” pintadas entre 1800 e 1803 como obras que ofendiam as normas de moral de sua época.
Maja era uma expressão um tanto quanto pejorativa usada para mulheres que levavam a vida de forma mais liberal e que pertenciam à classe social menos abastada e com pouca instrução. A moça que serviu de modelo é desconhecida, mas há quem a julgue com característica de uma cigana.


Goya ao pintar as duas obras parece ter vestido a Maja nua com perfeição técnica e anatômica ao passo que desnudou a Maja vestida com gestual solto, dando aspectos esvoaçantes nos trajes da modelo.

Ponderando sobre a memória que há nas imagens e na reciprocidade de olhares que há entre a obra e o expectador, pode se observar o jogo de olhares sorridentes que as” Majas " fazem com que as olha. Elas parecem sorrir de algo que foge a compreensão de quem as observa por isso por vezes perturba, por vezes atrai. Por um momento pode narrar de forma critica ou denunciadora sobre a vida em que estavam inseridas, quem sabe da ironia dos que as procuravam mas as excluíam da vida social.Pode estar rindo da sua própria condição de mulher ou quem sabe do expectador que tenta adivinhar o que esta escondendo olhar que sorri.

4 comments:

  1. Maravilhoso o texto " o olho que sorri".Principalmente esse trecho"..dos que a procuravam mas a excluiam da vida social". Quantos ainda tem esse olhar sobe várias mulheres?? As desejam intensamente e depois de conquistá-la,tentam atacá-la moralmente?

    Espetacular o seu blog,e a apartir de hoje sei aonde encontrar riquezas escritas para o meu intelecto.

    ReplyDelete
  2. Li uma biografia, no milênio passado, em que dizia que a Maja Desnuda era, na verdade, uma dama da alta sociedade local, à época, como o artista não conseguiu trair seus olhos, retratou fielmente a dama, por isso a condenação

    ReplyDelete
  3. Pois é Giovanni, é so expeculação.A identidade da modelo nao se sabe qual é...lendas e mitos da arte ...

    ReplyDelete
  4. Non Nattus Júnior , é uma honra sua visita.Obrigada!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador