Como eu havia prometido, um pouco da vida e obra desse ícone das artes plasticas da década de 80.
O nome dele é Jean-Michel Basquiat.
È necessário saber sobre Basquiat e Andy Warhol (Veja postagem anterior), para "entender", ou perder a resistência que existe com relação a arte Contemporânea e desfrutar de toda riqueza estética e os caminhos da arte nos nossos tempos.
Basquiat erafilho de pai haitiano e mae porto-riquenha, nasceu em Nova York e em seu curto espaço de tempo de vida, (1960-1988),personificou a cena artistica da década de 80, e quem é da minha geração sabe bem do que eu estou falando.Vivemos exatamente esse momento da arte ,a fusão da cultura dos jovens ,a cultura de massa,mídia,aparecimento da aids...Basquiat esta envolto em tudo isso , do anonimato a fama, dinheiro, excessos, e auto-destruição,drogas.
Sua imagem pública tende a ofuscar sua curta e extraordinária trajetória artistica.
Começou grafitando muros em Nova York.Seu trabalho chamou muito a atenção pela qualidade e riqueza de informação imagética e elementos e símbolos de outras culturas que ele se apropriava .
Pinturas e desenhos que evocavam a vida marginal ,urbana, negra, história e cultura negra,simbolos gregos, maias, assim como o o próprio senso de identidade conflituosa do artista.
Seus pais se separaram e ele e as irmãs vão para Porto Rico por dois anos, tempo em que ele entrou em contato com suas raizes latinas.
Basquiat volta para Nova York, faz amizade com Al Diaz e juntos começam a fazer seus trabalhos pelos muros da cidade de Nova York .Com o artista gráfico Al Diaz cria a SAMO (same old shit - mesma velha merda), marca e assinatura que usava para espalhar as suas obras pelas paredes da cidade.
Apesar de Basquiat ser artista de rua, não era pobre. Seu pai tinha bens e ele estudou em escolas particulares e não consegue se adaptar às escolas convencionais. Passa a freqüentar a Edward R. Murrow High School mas a abandona praticamente no final do curso, sai de casa, vai morar com amigos, e passa a pintar camisetas que ele mesmo vende nas ruas.
Aos poucos torna-se uma celebridade, começa a aparecer num programa da TV a cabo e é convidado a participar do filme Downtown 81, investindo o dinheiro que ganhou em materiais de pintura. O filme relata um dia na vida do jovem artista à procura da sobrevivência e mistura hip hop, new wave e graffiti, manifestações artísticas típicas do início da década de 80.
Com Madonna-Namorados em 1981
Mudança de rumo
Com a fama adquirida passa a ter dinheiro, torna-se artista internacional de vanguarda e amigo de pessoas influentes, conhecendo e convivendo com Andy Warhol, com quem compartilhou forte amizade.
Warhol proporcionou a ele lugar para morar, materiais para trabalhar, além de ajudar a divulgar o seu trabalho e patrocinar algumas excentricidades, típicas de endinheirados. Nessa época Basquiat abandonou a arte de rua e o graffiti e decreta nas paredes: "SAMO morreu".
Começa a pintar telas que passam a ser adquiridas e comercializadas por marchands de Zurique, Nova York, Tóquio e Los Angeles, ávidos por novidades.
De artista que vivia precariamente passa a ser um artista consumido e recebido nos salões mais chiques e exclusivos de Nova York.
A arte de Basquiat, chamada de "primitivismo intelectualizado", uma tendência neo-expressionista, retrata personagens esqueléticos, rostos apavorados, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros da música e do boxe, cenas da vida urbana, além de colagens, junto a pinceladas nervosas, rabiscos, escritas indecifráveis, sempre em cores fortes e em telas grandes.
Quase sempre o elemento negro está retratado, em meio ao caos.
Há também uma dessacralização de ícones da história da arte, como a sua Mona Lisa (acrílico e óleo sobre tela) que é uma figura monstruosa riscada no suporte.
O período mais criativo da curta vida e da carreira meteórica de Basquiat situa-se entre 1982-1985, e coincide com a amizade com Warhol, época em que faz colagens e quadros com mensagens escritas, que lembram o graffiti do início e que remetem às suas raízes africanas. É também o período em que começa a participar de grandes exposições.
Em 1982, com a mostra Anatomy, foi o mais jovem artista da famosa exposição Dokumenta, de Kessel. E, em 1983, o mais jovem artista da Bienal do Whitney Museum, de Nova York.
Daí em diante, participa de centenas de exposições e passa a ter trabalhos espalhados por vários dos museus mais importantes do mundo, como: Osaka City Museum of Modern Art, Japão; Chicago Art Institute, Illinois, Estados Unidos; Everson Museum of Art, Syracuse, Nova York, Estados Unidos; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos; Kestner-Gesellschaft, Hannover, Alemanha; Museum Boymans-van Beuningen, Roterdã, Holanda; Museum of Contemporary Art, Chicago, Estados Unidos; Museum of Contemporary Art, Los Angeles, Estados Unidos; Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Museum of Fine Arts, Montreal, Canadá; Whitney Museum of American Art, Nova York, Estados Unidos.
House Eye
Obra de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat comprado por Versace -House Eye.
O quadro é o mais valioso do leilão londrino - cerca de 300 mil libras (R$ 1,3 milhão).
A morte do amigo e protetor Andy Warhol, em 1987, deixa Basquiat abalado e debilitado e isso se reflete na sua criação.
Os críticos, sempre muito exigentes, já não o tratam com unanimidade e Basquiat responde a essas cobranças, associando-a ao racismo arraigado da sociedade americana.
Solitário, exagera no consumo de drogas e em agosto de 1988 acontece a trágica morte por overdose de heroína, que põe fim à carreira brilhante do primeiro afro-americano a ter acesso à fechada cena das artes plásticas novaiorquinas e, a partir daí, presença nas mais importantes mostras do mundo, entre elas, uma sala especial, em 1996, na 23ª Bienal de São Paulo, e em 1998, uma retrospectiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Conheça mais-Basquiat (1996), filme inspirado na vida do artista, dirigido por Julian Schnabel, com Jeffrey Wright como Basquiat e David Bowie como Andy Wahrol.
POLAROID DE ANDY WARHOL
Abaixo um video a partir do episódio final de Estado da Arte, uma série de documentários sobre as artes visuais na década de 1980.Filmada na Europa, Estados Unidos e na Austrália, em 1985-6, os seis programas característica chave muitos artistas incluindo -, além de Basquiat e Warhol - Cindy Sherman, Antony Gormley, Hans Haacke, Eric Fischl e Joseph Beuys. Os filmes também explorar o contexto intelectual da época e as ideias do pós-modernismo. A série foi originalmente considerada a Channel 4 na Grã-Bretanha e, em seguida, mostrou em mais de 20 países.
Fontes:UOL
br.geocities.com/m80811/basquiat.htm
Muito legal a história do cara :D
ReplyDeleteDo meu tempo ele não é não,
mais foi super interessante conhecer quem é ele !
Muito interessante o texto e o blog.
Beeijão ;*
Muito interessante mesmo, sou um fã de artes plasticas!
ReplyDeleteÓtima postagem!
O nome Basquiat sempre passeou pelas midias que ando, mas nunca cheguei a me interessar em conhecer.
ReplyDeleteQue bom que caí aqui.
As obras são bem 'legais'. (Artes plásticas não são meu forte, por isso prefiro não ousar nos adjetivos...) e me parecem 'fortes'.
Gostei da foto com Warhol.
Muito legal a história do cara, e principalmente suas obras. Não o conhecia apesar de conhecer bastante de Warhol e da cena punk-pop-art nova iorquina do início da década de 80.
ReplyDeleteE aposto que o cabelo dele inspirou o Cebolinha! =P
;*
http://www.musica-holic.blogspot.com/
Das ruas para o mundo. Assim como muitos outros artistas plásticos, pintores; enfim, de certa forma revolucionaram a arte de tal forma que não se deixam por ser esquecidos. E Basquiat por ser negro, foi além. Uma pena que a arrogância americana sempre tende a atrapalhar.
ReplyDelete_
Adoro artes plásticas, fotografias...
Vou linkar o blog.
_
Adriana Lima
http://digaoquequiser.blogspot.com
:P tava passando e gostei. haha
ReplyDeleteNossa adorei mesmo acho que tem uma pessoa que ia gostar mais ainda a minha professora de Artes.
ReplyDeleteAgora voiu vim sempre aqui
Una magnífica aproximación a este autor. La recomendaré.
ReplyDeleteSaludos peninsulares y veraniegos.
muito legal a história dele..parabéns pela pesquisa...
ReplyDeleteA arte de Basquiat realmente é realmente muito boa e a vida dele típica de um artista maravilhoso
Muito bacana o texto. Deve ter dado um trabalho pesquisar isso, mas o resultado valeu a pena!!
ReplyDeleteGosto bastante de artes plasticas e foi bom conhecer mais sobre Basquiat, já tinha lido sobre ele mas sem tante profundidade...
Abraços
nao conhecia
ReplyDeleteams tem uma otima historia e uma boa arte
bjos
Um bom conehcer gente nova e ainda mais com está historia xD
ReplyDeletehttp://total-info-web.blogspot.com/
Parabéns pelo post!
ReplyDeleteInesquecível Basquiat.
/// Abraços, flores, estrelas..
Olá menina!
ReplyDeleteGostei imenso de ler este seu trabalho de pesquisa.
Está óptimo e acessível.
Como já lhe disse, estes seus posts ajudam-nos a ficar a saber sempre um pouco mais.
Obgda. e um grande abraço.
Confesso que não li este 1º post, e entrei em seu blog acidentalmente atrás de uma imagem de Salvador Dali.
ReplyDeleteTenho que dizer que fiquei inpressionada com a qualidade dos posts, e a riqueza de informações e imagens!!!!
PARABÈNS!
Você acabou de conquistar uma nova "fã", se assim pode-se dizer!!
bju, continue assim!!!
Olá!
ReplyDeleteBem, como várias pessoas por aí, encontrei seu blog ocasionalmente. =)
Eu tinha um perfil no orkut onde eu fazia mais ou menos isso, colocava durante o mês informações sobre um artista plástico. Acho fantástico, é gostoso de pesquisar e melhor ainda de ver que muita gente realmente se interessa!
Se precisar de alguma ajuda, estou disponível!
Se tiver um tempinho, passa no meu blog também... é só uma bobagem, mas pelo menos vc pode conhecer um pouquito de mim.
Gostei muito do seu blog, está favoritado!
Beijoca,
Ana.
Bem legal a historia do Basquiat, sempre ouvi falar nele mas não sabia de sua historia não é o tipo de arte que mais me atrai prefiro uma arte mais academica, mas mesmo assim ele tem obras bem interessantes.Pena que existam por aí nas ruas grandes artistas que não são nem conhecidos e por isso são desperdiçados talentos, o Brasil é craque em matéria de desperdicio de talento quando a questão é arte, muito legal o post e o seu blog tbm parabéns
ReplyDeleteMuito interessante seu post. Eu ja tinha ouvido falar de Basquiat, mas não tinha exata noção sobre seu talento e sucesso. è uma pena perde-lo para as drogas, tinha tudo para estar brilhando ainda hoje.
ReplyDeletehttp://comideiaseideais.blogspot.com
As obras dele são realmente muito boas, e agora que conheço sua hstória me parece ainda melhor, bjus. fica com deus
ReplyDeleteSensacional eu como fã de pop art e arte contemporânea fiquei abismado com o talento do rapaz e a influencia de Warhol mas sem perder suas caracteristicas acabei de criar um post sobre pop art com codigos de barras muito interessante se quiser passar.
ReplyDeleteMuito bom o post .. adorei .. vou ler com mais calma e voltar aqui .. rsrs
ReplyDeletehttp://www.analucianicolau.adv.br/
Que obras LINDAS!
ReplyDeletenunca havia ouvido falar sobre ele.
Infelizmente, mais um que estraga a vida por causa da maldita droga. QUe pena..
sucesso!
http://rosas-inglesas.blogspot.com/
lol, adorei o cabelo do cara, as artes são bem interessantes adorei o blog voltarei aqui...
ReplyDeleteadorei a releitura da monalisa
ReplyDeleteartes ate nos cabelos, muita personalidade!
Confesso que não conheço nada de artes plásticas, muito menos de Basquiat, porém gostei muito do que vi por aqui. Infelizmente toda história tem um fim e, no caso de Basquiat, as drogas estavam lá, presentes e incansáveis. É um final muito triste para uma carreira que poderia ter sido magnífica e duradoura...
ReplyDeletehttp://blig.ig.com.br/deixafluir1
Interessante a historia desse cara...
ReplyDeletenunca tinha ouvido falar dele!
Basquiat era lôco de fudião, diz q. Até hoje inspira uns chegados meus.
ReplyDeleteREVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !
ReplyDeleteA COMUNIDADE NEGRA AFRO-LATINA BRASILEIRA
APOIA E É SOLIDARIA AO POVO PALESTINO.VIVA A PALESTINA!
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br
Sigma coupons 2013Sigma coupons 2013Inside the effect we tend
ReplyDeleteto be able-bodied to buy based on disbursement or else cipher to get rid of.
My web blog: deal
ӏt's nearly impossible to find experienced people on this subject, but you seem like you know what you'гe talking about!
ReplyDeleteThanκѕ
Heгe iѕ my blog ... www.sfgate.com
My page :: www.sfgate.com
Hi, I read your blοgѕ regulaгlу.
ReplyDeleteΥоur writing style iѕ аωesomе, keep up the goоd ωork!
Herе is my web site :: superdoc.com
I could not refгain from commentіng.
ReplyDeleteWell written!
mу ωeb page: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.Php
Нeу there, I thinκ your blоg might be having bгoωser
ReplyDeletecompatibility issuеѕ. When Ι lοok at your blog іn Opегa,
it lookѕ fine but when opening in ӏnternet Exρlorer, it haѕ somе oveгlapping.
ӏ just wanted tо give you a quick hеads uр!
Other then that, fantаstiс blog!
Look at mу website - www.sfgate.com
There's definately a lot to find out about this subject. I love all of the points you've made.
ReplyDeleteFeel free to visit my site ... cellulite treatment reviews
The Cryotherapy could be integrated in Chiropractic support.
ReplyDeleteA lot of feel this is the best commercially readily available ab equipment out
there.
Stop by my blog; flex mini coupon