Há entre os acadêmicos das artes uma polêmica quanto o fato de que na verdade o pode ou não ser arte.O artesanato esta incluido nessa discursão,mas hoje falarei sobre uma outra que se refere a argumentação de que um ilustrador não é artista porque os trabalhos são meramente comerciais.Hoje estou muito boazinha e resolvi dar um presentinho aos olhos dos marmanjos de plantão .
As imagens abaixo são ilustrações de Gil Elvgren.Como disse, Gil Elvgren é um exemplo de ilustrador que foi considerado injustamente e por muitos anos como um artista meramente comercial, mas saibam que hoje o trabalho desse norte-americano é exposto e reverenciado em galerias de todo o mundo. Ele foi um dos principais artistas a fazer as famosas pin-up . O termo pin-up data da década de 40,( as imagens eram penduradas em locais que normalmente circulavam somente homens como borracharia, quarteis,etc,etc.)mas já ná década de 30, George Petty e
Alberto Vargas, faziam sucesso com a revista americana “Esquire”.
Uma pin-up é uma mulher que jamais seria vulgar ou oferecida, apenas convidativa,insinuante,dissimulada,é uma mistura de sensualidade e inocência,... Imagens asseguradas pelos sofisticados traços provavelmente provenientes da art-nouveau, elas apareciam vestidas em peças de roupa que valorizavam seus corpos de curvas sinuosas, deixavam sutilmente à mostra torneadas pernas, e definidas cinturas, em situações do cotidiano e as carinhas e bocas ingênuas faziam o acabamento da imagem que levaram uma geração de homens à loucura. Mostravam sem mostrar.
Havia muito tabu quanto ao nu e mulheres que ousavam enfrentavam grandes preconceitos muitas vezes pela vida toda . As pin-up não eram mulheres de verdade,alias,eram criadas para atiçar a fantasia masculina,eram figuras idealizadas. Marilyn Monroe é um bom exemplo,foi estigmatizada como a loira burrinha ,ingênua e sexy e isso começou quando fez fotos nuas que acabaram por se transformar além dos famosos calendários ,também em cartas de baralho e foram reproduzidas pelo mundo todo. Um ícone das imagens norte-americana. "Pin-up era mulher para se admirar,jamais para se casar".
Gil Elvgren começou a ilustrar pin-ups na década de 1930 e só parou 40 anos depois. A fama de comercial deve-se ao fato de que a maioria de seus desenhos eram criados para ilustrar campanhas publicitárias, como as propagandas da Coca-Cola. As pin-ups de Elvgren ilustravam principalmente calendários. O artista morreu em 1980. Bem, depois dessa leve explanação sobre o que vem a ser pin-up, vou deixar as imagens falarem por si só.Que primor de ilustrações!!!
P.S: . Na caixinha de música abaixo deixo Ella Fitzgerald e Louis Armstrog.Clique e ouça.
Em breve falarei de Benicio-ilustrador brasileiro
Obrigado pela visita!
ReplyDeleteNossa eu não conhecia esse assunto... Aprendi mais aqui ^^
Até a próxima!
∆٭♥∞
Olá minha amiga do lado de lá do Atlantico! Recordo muito bem da época das pin-up e das gravuras que nos apresenta. Parabéns por tudo o que nos diz sobre Gil Elvgren. Espere pela minha visita assídua.
ReplyDeleteAté breve.
Não sei se você sabe, mas têm um espanhol, na verdade um catalão de Barcelona, o Antoni Bosch Penalva, que também fazia as suas Pin-Ups, isso em pleno regime franquista, para uma revista espanhola, a Can-Can. Mas, sem dúvida, o Gil Elvgren é um mestre, um artista completo, sobretudo...
ReplyDeleteÍtalo
Adoro o trabalho de Gil Elvgren, só não sabia tanto sobre ele! Adorei!
ReplyDeleteVocê provavelmente conhece Alphonse Mucha não? Gosto muito também.
Ah, faço parte da equipe d´O Subterráqueo (www.osubterraqueo.blogspot.com) Lá, falamos de Psicologia, Filosofia, Atualidades, Arte... talvez você goste.
ReplyDelete