Saturday, December 01, 2007

O que é ilustração??




Ha ilustração é uma imagem pictórica.Tem sua origem nas iluminuras e vem se desenvolvendo,adaptando e criando novas possibilidades desde então.
pode ser desenhada,pintada,colagem,e uma fotografia também pode ser chamada de ilustração no campo da publicidade.

A diferença básica da história em quadrinhos é que nos quadrinhso há uma seguência lógica de imagens que narram uma história enquanto nas ilustrações, há toda informação necessária num mesmo espaço.
Os ilustradores não medem esforços nem criatividade para produzir "o trabalho",pois precisa atingir a meta de agradar o cliente e vender bem o produto.
Um bom exemplo de criatividade é de um ilustrador chamado Salmo Dansa. Nasceu em 1966 no Rio de Janeiro . Ele fez uma série de ilustraçãos para Júlio Emílio Braz que decidiu recontar irmãos Grimm, com uma nova roupagem e assim surgiu a série "As bruxas de Grimm" para o exigente público infanto-juvenil. Para quem nunca prestou atenção nas antigas ilustrações dos livros dos Grimns também é uma boa dica.
O que me encantou nas ilustrações do Dansa nessa série ifantil foi a conexão que ele fez entre a história e os materias inusitados usados por ele para ilustrar-las. João e Maria, as crianças presas numa casa toda feita de doce, foi ilustrada com calda de açucar.Imaginem que interessante,pintar com calda.Ele fez a calda de açucar e foi conseguindo gradações de tons de acordo com que ia queimando a calda.Usou uma lata enferrujada para ilustrar João Ferrrugem.Em Cinderela,fez uma gradação de tons de cinza,usando literalmente cinzas e pó de carvão.Rapunzel,fez uma colagem de cabelos colados um a um até compor as imagens. Uma pena que não tenho imagens dessa coleção e o tio google também não.Pode ser uma questão de direito autoral.Mas quando for a uma livraria,procure só por curiosidade essa coleção que estou falando que vale a pena conferir.


Ilustrações de Alfred Smedberg,Goeth


Fonte: A Gazeta - Cuiabá - MT, em 09 de outubro de 2003
FTD
http://www.fln.vcu.edu/goethe/heiden.html

2 comments:

  1. Obrigado por comentar tão positivamente meu trabalho.
    Querendo conhecer mais,
    visite meu site:
    www.dansa.com.br

    abraços,
    Salmo Dansa

    ReplyDelete
  2. Amei seu blog.
    Que pena que não posso segui-lo mas estarei sempre presente vendo as novidades.
    Beijos

    ReplyDelete

Pinceladas do observador