Thursday, November 15, 2012

Proclamação da Republica e Benedito Calixto de Jesus


Hoje é feriado aqui no Brasil, dia 15 de novembro dia em que se comemora a Proclamação da Republica.

Desde os primórdios da nossa jornada acadêmica, nos deparamos nos livros de história com a pintura do dia da Proclamação da Republica que é do pintor  Benedito Calixto de Jesus e aposto que poucos seres se perguntaram: Afinal, que é Benedito Calixto de Jesus?
Benedito Calixto de Jesus é esse ai da foto  abaixo  e para não tomar o tempo do feriado de vocês serei sucinta e em outra ocasião volto a falar nele e nas suas obras.
Benedito Calixto de Jesus foi um brasileiro nascido Itanhaém no dia 14 de outubro de 1853 e morreu em São Paulo, 31 de maio de 1927.


Ele foi pintor, desenhista, professor, historiador e astrônomo amador.
È um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX, ao contrario de muitas pessoas dessa época que ia para Paris para estudar Arte, ele foi autodidata começa seus primeiros rabiscos ainda criança, com oito anos de idade.

Quando fez 16 anos mudou-se para Santos onde sua vida não foi nada fácil e ele pintou muros e placas de propaganda para sobreviver. Era uma pessoa alegre e comunicativa e isso ao ajudou muito  em sua vida e com isso ele fez grandes contatos.


Auto-retrato-1923.Técnica:Óleo sobre tela - 50 × 40 cm Museu de Arte de São Paulo

Foi ele quem pintou a famosa tela da Proclamação da República e tem um toque bem fiel a imagem do dia no que diz ao local e as pessoas.

O local exato da Proclamação da República era chamado de Campo da Aclamação, pois ali Dom Pedro I muitos anos antes havia se aclamado Imperador do Brasil; depois disso, passou a se chamar Praça da República, pelas razões obvias.Essa praça fica na cidade do Rio de Janeiro. Brasil

A mensagem do quadro está fiel ao acontecimento, pois só havia militares presentes no momento da Proclamação da República.
Agora, a situação de tensão retratada na pintura é só para dar um charme ,movimento e emoção, pois não corresponde à realidade. È que  não houve resistência ao ato do Marechal Deodoro da Fonseca e a familia Real que estava de acordo, estava em Petrópolis , na mordomia....
 Além disso, apesar de, nesse momento, a presença ser exclusivamente das fileiras militares, é importante que fique claro que a queda da Monarquia só pode ser compreendida como projeto de uma parcela do Exército, das classes médias urbanas e dos fazendeiros do Oeste Paulista, em face do enfraquecimento das oligarquias tradicionais e do desprestígio da Monarquia.Compare com imagens fotografadas da época .


No ano seguinte a proclamaçao o povao se reuniu para comemorar na frente do palácio do governo.
  
 E 3anos  depois os militares reproduziram a formação do dia da proclamação para essa imagem abaixo   .

!  

È isso ai!
Òtimo feriado! 
Beijos da Nana.

No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador