Friday, November 16, 2012

Arte Contemporânea - Jeanne Lorioz



Como não amar  os trabalhos de Jeanne Lorioz ?


                                                                                                       


Francesa nascida em 1954 e estudou na “Ecole des Arts Superieurs Appliques " - Escola Superior de Artes Aplicadas  por 3 anos em Paris  e  desde 1992, tem trabalhado para várias galerias na France, Alemanha, Holanda e EUA. Nascida em 1954, fez cursos de modelagem, anatomia, desenho com de modelos vivos. Depois de 10 anos  gestando  seu olhar e de experimentando  trabalhar como decoradora de  interior, ela reacendeu o desejo de pintar e criou seu próprio universo.Universo esse  povoado exclusivamente de  mulheres curvilíneas .


Dizem que Voltaire, falou que “a delicadeza é para o espírito aquilo que a graça é para o rosto.”. Eu vou mais longe, ao observar as pinturas de Jeanne Loriz ,  " a delicadeza é para o espírito aquilo que a graça é para o corpo, não importando a quantidade de tecido adiposo que esse corpo possa comportar e transportar.


Os trabalhos da Jeanne Lorioz estão longe de fazer apologia à obesidade, são deliciosos, leves, bem humorados, poéticos, desdenham do cruel padrão de beleza imposto pela moda, pela mídia
 Captura e exagera o que as mulheres têm de mais espetacular em sua compleição física : exatamente as curvas sinuosas entranças e reentrâncias.
Sua figura extremamente feminina e sensual tem um toque de “joie de vivre”, se divertem, passeiam de bicicleta, com as amigas,com os bichinhos de estimação dançam ,bebem,namoram, sem jogam languidamente em momentos de contemplação em divãs, vestidas sem preocupação de ser observadas de roupa intima, ou agachando, muito poder feminino , tanto  que às vezes as figuras masculinas parecem pequenas diante de tanta graça. 







È um trabalho extremamente bem humorado e não há como abrir um sorriso ao observá-lo. Muitos dos trabalhos são lânguidos, nostálgicos . 


Jeanne Lorioz faz suas figuras opulentas  literalmente virarem  as costas aos preconceitos estéticos.Sua beleza redonda, protagonizando  temas cotidianos, mostram suas curvas voluptuosas por vezes ornadas de rendas, jóia . Essas figurinhas que mais parecem frutas maduras  tem  postura delicada ,evocam a elegância ao expor   linhas incomuns, nos remetendo aos pintores  flamengos e italianos do século 15 . .

O universo pictórico de Jeanne é preenchido com sensualidade e humor, evocam o epicurismo, o prazer nas coisas simples da vida, de maneira serena, calma, longe das multidões e barulho excessivo, porém não solitário. Uma vida distante  do luxos excessivo, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz , aquela paz que somente quem não liga para o que os outros pensam pode ter...Ao mesmo tempo  essas figuras  possuem  glamour  e extremo bom gosto .È  encantador.
 Jeanne também é impertinente, esfrega nos nossos olhos que a felicidade não depende de nada além do estar de bem com a vida, com o que se tem e com as pessoas que nos cercam.
Sabendo que as pessoas são mais do que a gordura ou apenas a gordura que carregam (ou não) , essas pinturas especial para mim, são mais do que a imagem estereotipada de pessoas gordas que  normalmente são  avaliadas e descriminadas  como preguiçosas , pessoas que possuem como única alegria, se empanturrar de comida, sendo muito comum alvo de humilhação e chacotas.
Antes, porém, apesar de que a gordura é algo tão óbvio e que os que a possuem fazem de tudo para se esconder como se fossem criminosos, se fecham ao mundo, essas pinturas mostram que a beleza está somente para quem vive, e vive bem  não importando que formato,cor,textura  tenham o que importa é estar  de bem com a vida!  
Liberdade!  \o/


 Eliana M. L.S.Andrade-Rio de Janeiro
Arte Educadora  e curiosa de plantão
@Nanamada



No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador