Wednesday, March 30, 2011

O sapato do outro By Graziano Spinosi Parte II

Aqui estão mais dois exemplares da coleção de Spinsoni.
O Primeiro par são os sapatos de Terra e palha para os pés problemáticos de Van Gogh .
Sapatos  orgânicos,  dão a sensação  de fragilidade  ao  toque  e as mudanças de clima.
 Atormentatissimo , Van Gogh buscava na natureza um ponto de equilibrio e paz para a sua vida.Ao olhar esses sapatos, posso ate sentir o cheiro dos campos de trigo,da terra fofa, de chuva,da grama pisada, das flores , o cheiro da resina dos ciprestes,dos  riachos por onde certamente passava  .
Posso ate sentir a umidade que esses locais e eventuais chuvas que ele deve ter tomado deixaram em seus sapatos. 
Graziano Spinosi sintetizou esses caminhos   e sensações nesse par  de sapatos,sapatos para os  perdidos pés de Vincent..
Terra, fieno, Grandezza naturale-1993 -Collezione privata - Milano






Sapatos de Cobre Gravado para Guido Cagnacci - Para Guido, Spinosi pensou  em sapatos de metal. Guido nasceu em 19 /01 /1663 .Pintor italiano do Barroco tardio e pertenceu à escola de pintura Forlì e à escola bolonhesa .Nasceu em Santarcangelo di Romagna e morreu em Viena em 1663. Sua produção inicial inclui muitos temas devocionais, religiosos. Mas ,indo para Veneza, sob o nome de Guico Baldo Canlassi da Bologna, ele renovou a amizade com Nicolas Regnier , e dedicou-se às pinturas salão privado, muitas vezes retratando mulheres sensuais semi-nuas incluindo Lucretia, Cleópatra e Maria Madalena.Sua vida foi  marcada por momentos tempestivos, marcada e mudada por uma tentativa de fuga frustada (1628) com uma viúva aristocrata para forçar a familia a aceitar o casamento deles.Isso mudou todo o rumo de sua vida e com isso teve que se retirar da cidade por alguns anos.
Diziam alguns contemporâneos que ele era excêntrico,temperamental, volátil ,violento e dado a luxúria, pouco confiável e de moralidade duvidosa mas paradoxalmente religioso Seu trabalho foi de uma certa forma depreciado por seus contemporâneos mas reavaliados e valorizados pelos críticos modernos.Sua pintura tem uma linda luz , luz rica no jogo de sombras e cores quentes, um claro-escuro dramático que sugere o contato direto com os seguidores de Caravaggio, em Roma.
Patocche di Guido Cagnacci-Rame acidato, Grandezza naturale-1993
Collezione privata - Berna (CH)



No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador