Saturday, August 14, 2010

Fama e Infâmia II


Ao olhar a imagem de Dilma Rousseff que a revista Època divulgou essa semana, fatalmente me lembrei de Andy Warhol .(Veja aqui o que já escrevi se quiser saber mais sobre ele) .
Warhol era interessado em temas como sofrimento e morte...pintava famosos, assassinos, guerrilheiros , enfim, pessoas celebres por alguma razão.
Warhol trabalhava na desimbolização do objeto e do mito. Saturava essas imagens as repetindo em cores fortes , assim como a midia faz com a imagem das celebridades, levando-as a uma especie de" banalização" apesar de que uma nunca era colorida como a outra .Mesma imagem vista por varios focos coloridos.
Acontece que esses mitos representados atravez dessas imagens de Warhol transcederam sua própria historia e perderam a "aura" em que estavam inseridos mas ganharam muito mais força e voltaram a historia do mundo em forma de obra de arte.
Uma grande homenagem hein!
Nao é louco isso?
Para azar da Època e sorte da Dilma , se a intenção foi prejudicá-la o efeito é bem contrário!

2 comments:

  1. Eu tenho muita admiração por pessoas que sacrificam a sua vida por defender os ideais de uma nação. Assim como Gandhi, Che Guevara, Yasser Arafat e tantos outros líderes, que deixaram de ter uma vida confortável ao lado de suas famílias, para lutar pelo bem estar de um país e Dilma está entre eles. Lutou pela democracia do nosso país.

    A reportagem da Revista Época reforça essa tese. Pensaram que iriam acabar com a campanha da Dilma, mas terão efeito ao contrário. Basta ver também o que vc's estão fazendo com a foto que a revista publicou, transformando em mais um material positivo para ajudar a candidata. Ou seja, transformaram um problema em solução.

    ReplyDelete
  2. Este post seu é premonitório. Por duas razões: esta imagem da Dilma deu origem a uma camiseta "estilo Warhol", que foi muito propagada durante a campanha eleitoral. E, segundo, porque a mesma Revista É poca (pouquíssima) trouxe, essa semana, uma imagem da Dilma, digamos, morta...

    Parabéns pelo blog. Muito interessante. Só não gostei da música automática, porque acordou todo mundo aqui - o volume da minha caixa tava no máximo - mas eu sei que isso não é problema seu. Abraço,

    ReplyDelete

Pinceladas do observador