Friday, November 14, 2008

A MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

The girl with a pearl earring - (Meisje preenchidas de Parel) c.1665-1667. Óleo sobre tela. 18 1/4 x 15 3/4 polegadas (46,5 x 40 cm). Mauritshuis, Haia.


Trata-se da obra mais conhecida de Vermee e foi restaurada em 1994.
Possui beleza atemporal.
Observe a posição da cabeça, a sua pureza, a frescura, radiância, sensualidade. São características evidentes da digital artística de Vermeer.
Na verdade a obra nos dá a impressão de que Vermeer afirma em forma de imagem que a A moça é uma pérola.
Ela brilha em contraste com o fundo negro. Provoca o olhar do espectador,é despojada, sem proteção das emoções humanas, possui intensidade erótica ,é tão humana e simples.
O relacionamento maior esta em admirar esta imagem, não importa ainda que envolva em mistérios quanto à origem da modelo ou a intenção do autor.

A obra na moldura
1665- 1667
oil on canvas
18 1/4 x 15 1/4 in. Dimensões (46.5 x 40 cm.)
Maurithuis, The Hague

O efeito de brilho nas roupas e nos lábios são características marcantes em Vermeer. Há o mesmo brilho nos lábios em A Moça com chapéu vermelho.
Os sinais e os padrões deixados pelo pintor são tão convincentes que, embora possa haver a questão da identidade, questionar sua autenticidade, o mundo parece ter se transformado em pintura e Vermeer tornou-se indiscutível o seu mestre.O turbante foi pintado com azul ultramar e, lápis lazuli, detalhe interessante, pois não era comum o uso desses tons por seus contemporâneos, visto que eram muito caros e raros. A pérola na iconografia simboliza a virgindade A da obra é de formato de gota, pois era moda entre as senhoras nesse período da história.
Devido à situação econômica de Vermeer, há especulação sobre a pérola ser artificial, pois foi nesse período que M. Jacquin havia inventado as pérolas de vidro com tecnologia trazida do oriente, mas esse detalhe em nada ofusca o brilho que o artista conseguiu nessa obra.
Há ousados empastos ou sobreposições de tinta branca, representado algum tipo de vestuário usado sob a roupa caipira de cor amarelo ocre. Suspeita-se que seja um tipo de roupa íntima desgastada, usada pela modelo de Vermeer. Com o tempo e provavelmente com as restaurações, infelizmente tem perdido muito o seu devido caráter e textura, pois são usados ferros quentes para o realinhamento das fibras da tela. O sobretudo amarelo ocre usado pela menina é único na obra de Vermeer e é, provavelmente, criação do pintor.
A capa envolve os ombros da moça e não é vestuário habitual naqueles tempos.
É um vestido especial, incomum, diferente e de cor atrativa. É como se fosse uma fantasia dessas que crianças gostam de vestir

Bem como outros pintores europeus, Vermeer desfrutava do mesmo gosto em introduzir uma nota exótica em suas pinturas e congratulou-se com a possibilidade de mostrar em seu processo criativo o uso desse turbante incomum.
Pode-se fazer um paralelo com Michael Sweerts, um pintor flamengo que trabalhou fora dos Países Baixos, em lugares como a Itália, Síria e Índia(Goa) como um missionário, e trouxe na bagagem elementos imagéticos de outras terras. Em Um rapaz vestindo um turbante e segurando um ramo de flores, tem-se um excelente exemplo de utilização de elementos exóticos e com cores bem semelhantes às da Moça com brinco de pérola de Vermeer.



Michael Sweerts- O rapaz de turbante com ramo de flores





Nana com brinco de pérola-Imagem manipulada digitalmente .
Falando em pérolas, aguardem a proxima postagem especificamente sobre as pérolas nas pinturas de Vermeer...



Fontes:WESTERMANN, Mariët. O holandês Vermeer. Madri: 2003. P. 286.

STEADMAN, Philip. Vermeer's Camera: Descobrindo a Verdade Atrás dos Mestres. Oxford: 2001.

Ibid. Lawrence Gowing. Vermeer. Londres: 1952.

KOONGSBERGER, Hans e os editores da Time-Life Livros. O Mundo de Vermeer: 1632-1657. New York: 1967. P. 141.

VERGARA, Lisa. Perspectivas da Mulher na Arte de Vermeer. In The Cambridge Companion para Vermeer, editado por Wayne Franits. 2000.

LIEDTKE, Walter. Ensaio Temático: Johannes Vermeer (1632-1675).

6 comments:

  1. arrasou no gosto para musica, hein?
    beijos!

    ReplyDelete
  2. Na 2ª ilustração parece ser um quadro mínimo!
    hehehehehehe

    Não sou o melhor dos críticos de arte do mundo, mas é um quadro bonito ^^

    =***

    ReplyDelete
  3. Gostei do blog. eu acho que nessa época da pintura (não faço idéia do nome), todas eram realistas e opacas de mais o.o



    http://alacarte-domeujeito.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. É linda! Gosto muito. vc tem razão quando afirma que é atemporal. Poderia ,com pequenas modificações de cenário, ser uma tela de hoje. Beijocas

    ReplyDelete
  5. Saio à procura da Moça com Brinco de Pérola e encontro a Nana. Me esqueci da Moça, me esqueci da Scarlett Johansson, que interpretou a Moça, e me "perco" com a Nana.
    Nada melhor.


    Assinado: Deco Lage

    ReplyDelete

Pinceladas do observador