Tuesday, February 05, 2008

Postagem misturadinha...

Pintura de René Magritte

"A faixa "Across the universe" (através do universo, em tradução livre), dos Beatles, será a primeira música transmitida diretamente ao espaço, informou o site da rede BBC. A canção será veiculada na segunda-feira (4) através da Deep Space, uma rede de antenas da agência espacial Nasa, como parte das comemorações do 40º aniversário de sua gravação.
Antes de atingir seu destino final - a Estrela Polar, na galáxia de Polaris -a música viajará pelo espaço por 431 anos. Além disso, uma antena e um receptor seriam necessários para ouvi-la no local." Veja a noticia completa aqui.
Resolvi falar sobre isso hoje por varios motivos.
O primeiro é mais que óbvio, por que música é Arte, e gosto bastante dessa musica da fase espiritualizada dos Beatles. Não que eu seja uma fã do grupo inglês,mas gosto do toque oriental que eles deram nessa fase. Outra que a noticia da NASA é fresquinha.
Esta semana estou separando material para postar sobre o pintor René François Ghislain Magritte e encontrei no you tube uma releitura da música Across de Universe com uma citação visual de uma das pinturas mais famosas dele.
Então no final dessa postagem teremos dois videos, um rarissimo dos Beatles,esposas, quando foram visitar o Guru indiano Deva . E o link de um video de Rufus Wainwrigh cantando a mesma musica, vale a pena ver o clip pois é nele que tem a citação de imagem do Magritte.
A Frase "Jai guru Deva" quer dizer obrigada mestre Deva". "OM", a grosso modo é o som da criação do Universo. O som que nos liga ao Divino criador.è mais ou menos isso.
Falar em guru,India e musica o pai da cantora Norah Jones era Ravi Shankar,(se quiserem ouvir algo deles é só clicar no link), músico indiano ,lendário com seu Sitar que teve grande influência nessa fase psicodélica dos Beatles. Jonh Lenon "recebeu" parte da letra numa noite quando ainda era casado com Cynthia ,mãe de seu filho Julian , nessa época ja passavam por momentos de crise conjugal. Sei que há outras músicas que quem sabe deveriam ser transmitidas para todo o Universo e para os supostos ETs, eu por exemplo mandaria outras.
Respeitando a escolha da NASA, e a homenagem,deixo a curiosidade da semana com vocês.Que acham disso?
Abaixo a tradução da música e os videos que citei.Nao deixem de ver e comentar.Beijos

Across the universe,música de composição de Lenon e McCartney


Através do universo
As palavras estão se derramando como uma chuva sem fim num copo de papel
Elas escorregam enquanto passam, escorrem através do universo
Lagos de tristeza, ondas de alegria estão vagueando pela minha mente aberta
Me possuindo e me acariciando
Jai guru de va om
Nada vai mudar meu mundo
Nada vai mudar meu mundo
Imagens de uma luz quebrada que dançam ante mim como um milhão de olhos
Que me chamam repetidamente através do universo
Pensamentos divagam como um vento sem rumo dentro de uma caixa de correspondências
Eles caem cegamente enquanto fazem seus caminhos através do universo
Jai guru de va om
Nada vai mudar meu mundoNada vai mudar meu mundo
Sons de risada, sombras da terra estão soando por minhas vistas abertas
Me incitando e me convidando
Amor imortal sem limite, que brilha ao meu redor como um milhão de sóis
Ele (o amor) me chama repetidamente através do universo
Jai guru de va om
Nada vai mudar meu mundo
Nada vai mudar meu mundo


Video dos Beatles na India




Video com a citação visual do Magritte
Clique aqui

19 comments:

  1. Leagal!
    gostei!
    vou ficar um tempo por aqui...

    passa no meu blog tbm!

    http://www.mundosimpson.blogger.com.br/index.html

    ReplyDelete
  2. Muito bom o video dos beatles, nunca tinha visto.

    ReplyDelete
  3. Beatles para sempre, amém. Agora até para extraterrestres escutarem!


    Abraços
    http://www.blogonews.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Realmente, Música é arte.

    Bem legal o video dos Beatles, mas não sou muito fã deles. :x

    Comenta no meu blog quando possível. http://showyourmusic.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Bom sempre tive (e tenho) uma bronca dos Beatles...mas deixado o lado pessoal pra lá...


    Nossa 431 anos no espaço, ta eles vão gastar uma grana pra mandar musica pro espaço? é isso?

    ai ai ai

    ReplyDelete
  6. Muito bom.
    Vejam só, se realmente existir vida inteligente em alguma galáxia dentro do percurso por onde a musica irá passar, eles irão ouvir Beatles!
    Será que é isso que deveriamos mandar para eles?
    Pelo menos, escolheram bem, não?

    http://rafaelportillo.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Também gostei do vídeo dos Beatles!
    Não conheço muito, mas a minha praferisa é Can't buy me love.

    Beijo!

    ReplyDelete
  8. ei vc conhece while my guitar gently weeps do beatles?!essa é a melhor, a guitarra nem se fala...bem lgl a noticia, otima escolha dos Beatles..ainda mais que o john lennon já foi pro espaço!!!hahahahahah piadinha pessima pra esse tema hahahah

    visite meu blog
    http://dicasdecarreira.blogspot.comgrande abraço

    ReplyDelete
  9. Uma notícia espetacular. Imagine se houver uma resposta? será fantástico.

    ReplyDelete
  10. Oh video e muito bom interessante
    naum sei o q akilo mas parece ser a letra de uma musica ow hum poema tbm e muito bom !!!

    ReplyDelete
  11. A ligação entre a música dos Beatles e a arte do belga René Magritte é mais próxima do que se imagina...A maçã, símbolo da gravadora Apple, é uma criação gráfica de Magritte, E Paul McCartney, apaixonado pela obra do artista, comprou o quadro com a Maçã Verde, que inspirou o logotipo da gravadora. Já em relação à música, gosto mais de "In My Life" na voz de John Lennon, cuja letra diz muito sobre a minha, a sua e dos demais leitores deste blog, com toda certeza... Bacio nel'anima. Ítalo

    ReplyDelete
  12. Também curto Beatles, mas sinceramente, não é a música que eu colocaria como carro chefe da turnê espacial...(rs) Acho que eles têm coisas melhor como A day in life, Eleanor Rigby, enfim, acho que essa coisa espiritualizada deles é meio filosofia barata. Meio Paulo Coelho...
    Abraços

    ReplyDelete
  13. Nem sabia q ia contecer essa transmissão...

    SErá q algum ET vai curtir tbém!

    ReplyDelete
  14. Legal a sua mistura deu samba rsrrs
    Também amo Arte =)
    E gosto dos Beatles.

    Abçs,
    Abel

    ReplyDelete
  15. tudo que foi produzido em termos de arte pop(música, conceito de filmes e clips,etc)está inevitavelmente ligada ao que o quarteto de liverpool produziu em sua carreira - portanto isto é apenas consequência, e uma justa homenagem.

    belo post, hein?

    http://www.correleg.blogspot.com/

    ReplyDelete
  16. Definitivamente, eu amo este seu blog!!!!!
    Tenho tido tempo livre, mas ando um pouco "saturada"; de modo que não tenho me informado direito sobre nada...
    Mas, ao vir aqui, sinto-me "integrada" ao meio circundante de novo!
    Parabéns!!!! Além de escrever muito bem, escreve sobre temas pertinentes e, como já disse, nos ensina demais! Obrigada!
    Beijos!

    ReplyDelete
  17. Nossa muito boa essa reportagem :D
    E muito interessante, não sabia q Norah Jones era filha de Ravi Shankar !

    ReplyDelete
  18. Oi.

    Gostaria que você soubesse que premiei seus posts.

    Dá uma olhada no blog para entender melhor:

    http://rafaelportillo.blogspot.com/

    ReplyDelete

Pinceladas do observador