Friday, February 01, 2008

POSTAGEM DE ANIVERSÁRIO

Estou completando um ano de blogueira!!
Se você escreve algo é por que quer que alguém leia,claro, mas eu não imaginava que iria ter tantos acessos ,muitos até de outros continentes...
Tenho um blog despretensioso,amador e com pouca divulgação.
Me sinto feliz pelos leitores seletos , comentários e intervenções que fui recebendo durante esse ano.
Tenho absoluta certeza que os leitores desse espaço são pessoas de bom gosto,não por ser meu blog,mas por se tratar de amantes da Arte que valorizarem a cultura e todas as suas manifestações.
Agradeço a todos os visitantes desse blog, aos meus ex-alunos,amigos,parentes.
Um agradecimento especial ao Professor de Historia da Arte da FADM, Luiz, que apesar de não deixar comentários sei que sempre vem a este espaço pois me faz comentários incentivadores pessoalmente .Ao Ilustrador e Profe de estética Paulo Faria ,a blogueira e profe e atriz Sheila Campos.
Essas tres pessoas de forma indireta me incentivaram a escrever mais e a me dedicar com mais seriedade a pesquisa.Muitas postagens partiram de meu contato direto com eles.
Ao Profe Samuel Rocha, amigo de infância que desde o inicio vem vem por aqui. São pessoas que me conhecem pessoalmente e sabem como Arte é minha vida.
Não posso deixar de citar também dos leitores "desconhecidos", como o Ìtalo por exemplo, (um leitor que não conheço pessoalmente, nem virtualmente, não possue blog,me encontrou acredito que pela rede e vem aqui quase que diariamente e sempre nos brinda com comentários preciosos, coerentes que valorizam a postagem).
Obrigada a todos de forma geral pelas visitas e atenção e saibam que seus cometários fazem as postagem terem sentido e me ajudam a estabelecermos uma integração de pensamentos e conhecimentos , meu objetivo principal .
Uma das primeiras postagens foi sobre a Mona Liza então, pensando sobre uma postagem especial de um ano, resolvi deixar com voces
algo mais ligth e até divertido.
Espero que gostem
Um beijo a todos!!
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Há toda uma aura de mistério que envolve a vida de Leonardo Da Vince,suas invensões e a Mona Liza , sua mais famosa obra.
Hoje resolvi postar uma série de artigos sobre esse assunto que são de inteira e total responsabilidades de seus autores.
São curiosos,tirem suas próprias conclusões...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ciência O OLHAR DE MONA LISA

Onde estão as pestanas e sobrancelhas de Mona Lisa?
Os mistérios em torno do famoso quadro de Mona Lisa não começam no rosto, nem acabam nas teorias da identidade da figura central. Um investigador francês encontrou novos pormenores na obra-prima de Da Vinci.
Pascal Cotte, inventor e engenheiro francês, há muito que ambicionava desvendar um dos muitos mistérios em torno do quadro Mona Lisa.Citado pela CNN, o perito afirma ter agora a prova cabal de que o quadro pintado por Leonardo Da Vinci incluia inicialmente pestanas e sobrancelhas.A partir de um exame minucioso com uma câmara de alta-definição inventada pelo próprio, conseguiu examinar até 240 milhões de pixéis, recorrendo a luzes ultravioletas e infravermelhos.Quando ampliou a imagem - até 24 vezes - descobriu a prova de que necessitava - encontrou a única pincelada de um pêlo na sobrancelha esquerda. Segundo Cotte, esta é a prova de que Leonardo pintou pelo menos as sobrancelhas de Mona Lisa.Mas, como estas desapareceram do quadro?O investigador acredita que terá sido usado um pigmento na tinta que se desvaneceu com o tempo. Também defende a possibilidade de ter sido usado um metódo de limpeza menos próprio do quadro por um curador ou profissional de restauro.Mas as características de expressão de Mona Lisa levaram o investigador francês a encontrar outros pormenores relevantes no quadro. Descobriu por exemplo que a mão esquerda foi pintada originalmente numa posição diferente da posição final.Também a partir de um restauro virtual desta obra-prima da Renascença, Cotte conseguiu obter uma imagem do quadro sem as centenas de anos de envelhecimento.O tom original da pele de Mona Lisa era mais rosado e o céu de fundo, por trás da figura, era de um azul intenso.Já o enigmático sorriso, porventura um dos elementos mais marcantes na obra, era ligeiramente mais largo assim como o restante rosto.Fonte: CNN


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Ciência O SORRISO DE MONALISA

Desvendado sorriso de Mona Lisa
Uma neurobióloga defende que Leonardo Da Vinci utilizou, intuitivamente, a ilusão óptica no seu famoso quadro "La Gioconda". O estudo dos processos visuais terá contribuído para criar o misterioso sorriso de Mona Lisa.
O enigmático sorriso de "Mona Lisa" pintado pelo mestre italiano Leonardo Da Vinci parece ter sido desvendado. Pelo menos é esta a convicção da neurobióloga e professora da Harvard Medical School, Margaret Livingstone. No Congresso Europeu de Percepção Visual, que decorreu na semana passada na Corunha (Galiza), aquela investigadora explicou que o sorriso misterioso de Gioconda não passa de uma ilusão óptica.A enigmática expressão parece desaparecer quando fixamos o quadro de frente e reaparece quando o olhar se fixa noutras partes do quadro. Por esta razão, só conseguimos visualizar o sorriso desde que os lábios da "musa" inspiradora de Da Vinci fiquem no nosso campo da visão periférica.A teoria de Livingstone apoia-se numa prova científica: o olho humano tem uma visão central excelente para reconhecer pormenores, ao passo que a visão periférica é menos precisa, mas mais adequada à percepção de outros dados, como as sombras.No famoso quadro renascentista, Da Vinci conseguiu criar a ilusão, a partir deste facto científico.Conhecedor profundo da anatomia do corpo humano, o mestre italiano da Renascença conseguiu, em pleno século XVI, utilizar este truque de óptica, ainda que "intuitivamente".Segundo a teoria de Margaret Linvingston, a expressão enigmática de Mona Lisa está intimamente relacionada com o facto de a nossa visão central ter mais resolução do que a periférica. Este estudo levou a investigadora estudar um outro facto - alguns conhecidos génios da pintura tiveram algumas deficiências visuais.Citada pela Lusa, Linvingston deu o exemplo de um dos mais consagrados pintores alemães do século XVII, Rembrandt.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Para aquela investigadora, o problema de estrabismo do artista acabou por ser benéfico para a sua arte. A «fraca percepção da profundidade pode ser uma vantagem numa profissão em que o objectivo é passar o mundo tridimensional para uma tela plana» , sustentou.
Musée du Louvre, Paris Que mistérios encerra o sorriso de GiocondaSe o enigmático sorriso de Gioconda não passa de uma ilusão óptica, também não deverão passar despercebidas as teorias sobre o modelo que inspirou Da Vinci.A explicação mais plausível sobre a identidade de "La Gioconda" parece ser a do primeiro biógrafo de Da Vinci, Georgio Vasari (1511-1574). Para aquele pintor, a mulher do quadro de Leonardo seria a esposa de um rico comerciante de Florença, Francesco del Giocondoque.Mais recentemente, investigadores como Lillian Schwartz equacionam a possibilidade de esta figura ser, nada mais, nada menos, que o próprio auto-retrato do pintor italiano (teoria polémica expressa no best-seller de Dan Brown, "O Código Da Vinci").Há quem até verse sobre a possibilidade de "A Gioconda" não passar de um inspirado retrato do hipotético amante de Leonardo Da Vinci. Mas o trabalho desenvolvido ao longo de 17 anos pelo historiador Maike Vogt-Lüerssen revela novos contornos sobre a personagem do enigmático sorriso. Para aquele investigador de Adelaide, "Mona Lisa" é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo trabalhou como pintor da corte para arrecadar algum dinheiro. Até Sigmund Freud teorizou sobre a enigmática expressão. Para o fundador da psicanálise, o sorriso não passa de uma subliminar atracção erótica.Ao longo dos séculos, a discussão em torno de um dos mais apreciados quadros da Renascença italiana tem sido infindável.Será que agora Mona Lisa deixará de nos sorrir?

Foto: Margaret S. Livingstone, Ph.D (1ª fotografia)Informação Adicional:Conferência Europeia sobre Percepção Visual 2005Margaret S. Livingstone, Ph.DLa Gioconda - Leonardo Da VinciWikipedia: Estética de Mona LisaO Louvre.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Computadores - MONA FELIZ

Mona Liza sorria porque estava feliz!
Muitas são as teorias sobre o sorriso de Mona Lisa. A obra de Leonardo da Vinci tem dado azo a inúmeras interpretações, a última das quais revela que a personagem estava bastante feliz.
A última análise à enigmática Mona Lisa confirma que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci está feliz. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amesterdão, recorrendo a software apropriado para reconhecimento de emoções.De acordo com esta análise, Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento angustiada, 6 por cento assustada e 2 por cento chateada. As conclusões da investigação vão agora ser publicadas na próxima edição da revista New Scientist.O computador cruzou variantes como a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos, para chegar a este "veredicto". O projecto foi conduzido conjuntamente com alguns pesquisadores da Universidade norte-americana de Illinois, que ajudaram na construção de uma base de dados de rostos de mulheres jovens com expressão "neutra", que serviu de apoio ao software. O programa recorre, na fase de análise, a este standard da base de dados para fazer comparações.O quadro de Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defedia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise.
Artigos Relacionados:
Desvendado sorriso de Mona Lisa 11ª tripulação da EEI viaja com 'Mona Lisa' na bagagem Descobertos atelier e frescos de Leonardo Da Vinci
ASP, 2005/12/16

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ciência - A VOZ DE MONA LISA

Japoneses reconstituem vozes de Gioconda e Da Vinci
Investigadores nipónicos recriaram a voz de Leonardo Da Vinci e de uma das suas mais célebres inspirações, Gioconda. O feito foi conseguido através de uma aprofundada análise da sua morfologia facial.
Aproveitando o pretexto do lançamento do polémico filme 'Código Da Vinci', no Japão, investigadores nipónicos afirmam ter conseguido reconstruir as vozes de Gioconda e de Leonardo da Vinci, por ocasião da promoção publicitária da película que estreou mundialmente.A recriação baseou-se nos retratos de Mona Lisa e do seu autor, utilizando métodos normalmente empregues em inquéritos criminais.Os autores foram investigadores de um laboratório especializado em acústica, que reconstituíram as vozes com base na sua morfologia facial.No site onde também se pode conhecer o resultado da experiência, Mastumi Suzuki, responsável pelo laboratório afirma que acredita "ter conseguido reconstituir as vozes mais próximas possíveis, ou até talvez exactamente as mesmas".Com base no célebre e enigmático retrato, o antigo engenheiro da polícia científica estimou a altura de Gioconda em 1,68 metros, e o timbre de voz num tom relativamente baixo para uma mulher."Não podemos saber ao certo que tamanho teria, mas medimos o comprimento do seu indicador direito, comparando-o com a altura média das italianas", esclareceu.Ainda segundo o engenheiro japonês, Mona Lisa teria também uma voz um pouco nasalada, tendo em conta o tamanho do nariz.Quanto ao pintor italiano, a sua voz renasceu a partir do seu conhecido auto-retrato, que o representa aos cerca de 60 anos, com uma longa barba branca."Como a barba encobre boa parte da cara nesse retrato, não conseguimos estabelecer precisamente a morfologia do rosto. Pensamos que tinha um grande queixo quadrado, correspondente a um timbre de voz doce e baixo", explicou Suzuki.Os resultados da experiência podem ser consultados no site japonês da Microsoft.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ciência- ATELIER DE LEONARDO DA VINCI

Descobertos atelier e frescos de Leonardo Da Vinci
Um grupo de historiadores terá descoberto numa das alas do Convento Santíssima Annunziata em Florença, Itália, frescos com mais de 500 anos, que adornam as paredes do atelier secreto onde Da Vinci terá dissecado alguns cadáveres para os seus estudos de anatomia.
Um atelier e frescos com mais de 500 anos, supostamente da autoria de Leonardo Da Vinci, foram encontrados no Convento Santíssima Annunziata, em Florença, local onde se concentram alguns trabalhos de artistas de renome como Perugino ou Andrea del Castagno.Uma das razões que levou Roberto Manescalchi, um dos historiadores envolvidos nesta descoberta, a considerar o achado como sendo pertença do grande mestre da arte e cultura da Renascença italiana foi o aparecimento de pinturas gravadas nas paredes do esconderijo. Alegadamente terá sido naquele local que Da Vinci dissecou cadáveres para os seus estudos da anatomia humana.De facto, os frescos encontrados, que adornam as paredes do esconderijo secreto localizado numa das alas do Convento (entretanto ocultada por uma parede durante séculos), têm fortes reminiscências da conhecida colecção de apontamentos, desenhos e manuscritos do pintor-inventor, intitulada "Codex Atlanticus".Um dos frescos descobertos apresenta figuras de pássaros, um outro descreve o vôo de aves, pinturas que, segundo os especialistas, se assemelham aos desenhos das colecções dos cadernos de Leonardo.Em conferência de imprensa, Manescalchi mostrou o slide de uma pintura com cor na qual é possível constatar uma silhueta branca que, de acordo com os peritos, se assemelha ao famoso arcanjo Gabriel, que aparece no famoso quadro de Da Vinci, "A Anunciação" (1472). Não se sabe ainda se aquela figura terá sido removida ou se, pura e simplesmente, nunca foi finalizada. Outra questão levantada é a possibilidade de Da Vinci ter utilizado aquele estúdio, em 1501 ou 1502, para encontros secretos com Lisa Gherardini, mulher de um mercador veneziano cuja família tinha uma capela na Santíssima Annunziata. Porém, até prova em contrário, estas constatações permanecerão em dúvida.Apesar de existirem algumas reticências quanto a esta possível descoberta dos afrescos e do atelier na ala do convento Santíssima Annunziata, Roberto Manescalchi acredita que futuras investigações conduzirão à descoberta da verdade. Em declarações à Reuters, aquele investigador admitiu que ainda estão numa fase inicial de pesquisa e lembra que milhares de documentos relacionados com o autor de "Mona Lisa" permanecem desaparecidos. "Esta ainda é uma descoberta recente" , arrematou.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Ciência-GRAVIDEZ DE MONA LISA?

Gravidez pode explicar sorriso enigmático de Mona Lisa
Quando posou para Leonardo Da Vinci, 'Mona Lisa' poderia estar grávida do segundo filho ou teria acabado de dar à luz. Estas conclusões só foram possíveis após análise da famosa técnica 'sfumato' do mestre da Renascença, com recurso a tecnologias 3D e de infravermelhos.
Os cientistas não páram de nos surpreender com as mais recentes explicações sobre a mais famosa pintura de Leonardo Da Vinci. O último estudo, realizado pelo perito francês Bruno Mottin e uma equipa de cientistas do National Research Council, do Canadá, dá uma nova luz sobre a personagem central do quadro.Afinal, o sorriso enigmático de Gioconda poderá estar relacionado com a sua segunda gravidez ou com o facto de esta ter dado à luz.Os peritos ao serviço do Museu do Louvre utilizaram tecnologias a três dimensões e de infravermelhos para analisarem, ao pormenor, o quadro. Constataram a existência de uma nova camada de tinta (característica da famosa técnica 'sfumato' de Da Vinci), que escondia um fino véu transparente disposto sobre o vestido de Gioconda.Em conferência de imprensa, Bruno Mottin explicou que era usual a utilização deste tipo de tecido acessório em Itália, «por mulheres grávidas ou que tivessem acabado de dar à luz» . «Isto é algo que nunca tinha sido visto até agora, já que a pintura apresentava tons bastante escuros e era difícil examinar» , conclui o perito de arte.Mottin acredita que, actualmente, é possível afirmar «que o quadro de Leonardo Da Vinci foi pintado para comemorar o nascimento do segundo filho de Mona Lisa, facto que nos ajuda a datar a pintura com mais precisão à volta do ano 1503» .
Contrariamente às inúmeras teorias sobre a pintura, os peritos asseguram também que a mulher em causa é, de facto, Lisa Gherardini, esposa do comerciante de Florença Francesco de Giocondo, do qual teve cinco filhos.O estudo sugere ainda que, na altura em que Leonardo pintou "Gioconda", esta teria usado uma espécie de toucado, deixando apenas desalinhados alguns caracóis. Cai assim por terra a teoria de que "Mona Lisa" estava com o cabelo solto quando posou para Leonardo. Este facto também surpreendeu os historiadores. «Durante a Renascença este era um hábito usado por jovens ou mulheres de poucas virtudes» , sustentou o perito francês. No caso da mulher do sorriso enigmático, não seria esse o caso.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Informação Adicional:Estudo NRCExplore "Mona Lisa"Canada National Research Council (NRC)Técnica 'sfumato'




Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Fonte:http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/3946




Obrigada pelo carinho ao ler minhas letrinhas.Agora comente pois sua opnião é muito importante para mim.Boa semana!!




13 comments:

  1. Parabéns artista blogueira.

    ReplyDelete
  2. como eu quero dar o devido valor a esse post, eu vou le-lo com atenção e ja comento, nem sei se tenho obrigação de comentar nesse como ja comente no outro, mas é um assunto que me interessa e eu fasso questão, bjus

    ReplyDelete
  3. nossa, o blog é internacional? muito bom! Vou virar leitor.
    Vou comentar por partes:
    Ciência O OLHAR DE MONA LISA
    nhá. Não concordo com esse pesquisador, eu aprendi a tempos com minha professora de artes que antigamente as mulheres achavam mais charmoso ou bonito, sei lá, raspar suas sombrancelas, as pestanas eu não sei, mas sei lá, talvez seja por que ele nunca terminava seus quadros, ou talvez quis dar um toque mais feminino, no que acredito ser um "auto-retrato" dele na versão feminina, e essa pincelada encontrata talvez seja da sombra, realmente não sei.
    Ciência O SORRISO DE MONALISA
    Sim, acabei de ler esse pedaço do post, e acredito na ipotese de ser um auto-retrato, não acredito que ele tenha se baseado em alguma mulher, pois acredito que ele realmente era homossexual, nada contra aliás, ele é um mestre, eu comprei o "Código da Vinci" esses dias e nem li 5 folhas pela falta de tempo, aliás quero começar a ler hj de novo e acabar antes do final dessas férias. voltando ao assunto, acredito segamente que sim, é uma ilusão de ótica, como só um mestre, pintor, inventor, eterno estudando do corpo humano, e outras milhares de qualidades, poderia fazer.
    Computadores - MONA FELIZ
    adorei a teoria, até agora desconhecida por mim, é, realmente precisa de mais que computador e softwares para entender esse grande mestre.
    Ciência - A VOZ DE MONA LISA
    Nossa, essa teoria é mais interessante que a primeira, acredito que inutil, pois por mais que eu ache que seria um "auto-retrato", se não for meu segundo chute seria que é uma personagem por ele criada.
    Ciência - A VOZ DE MONA LISA
    Interessante, só não acredito que ele tenha usado o atelier para encontrar com a tal Lisa, pois ainda acredito em sua homossexualidade.
    Ciência-GRAVIDEZ DE MONA LISA?
    Ja tinha escutado esse teoria, esse teoria me deixa em duvida de sua homossexualidade, mas ele poderia ter botado grávida pra dar um ar mais feminino, talvez algo que ele quizesse fazer é dar a luz, ou talvez ele pintou uma mulher realmente gravida, que eu penso que esteja no final da gravidez ou ja tivesse dado a luz realmente, pois sua mão está muito baixo, talvez essa mulher fosse Lisa, talvez Lisa fosse sua amante, talvez fosse outra amante, que não Lisa, talvez a mulher nem estivesse grávida, e talvez ele pintou esse quadro pensando em impressionar e encucar milhões de gerações à sua frente.

    Bjus e continua com esse blog maravilhoso, sucesso

    ReplyDelete
  4. Parabens pela data !
    E quanto ao post , vou ser sincero não li inteiro ainda , pois gosto de ler com calma mas lhe adianto que baixei o texto todo e transformei em ebook para ler direto no mp5 ,pois é muito interessante .
    Adoro seus blogs, e vou colocalos na minha lista de recomendados
    Tchau!!

    ReplyDelete
  5. Sem dúvida alguma, um dos quadros mais enigmáticos da história humana. Tendo sido seu principal segredo revelado a pouco.
    Um gênio com obras fantásticas nos mais diversos ramos das artes e ciências. Só mesmo Da Vinci para "construir" uma obra tão fascinante.

    Parabéns e que venham muitos anos mais.

    ReplyDelete
  6. parabéééns blogueira ! ^^
    :*

    _http://marcadordetexto.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Parabéns pelo aniversário, minha linda. Creio que o quadro fica favorecido com o seu retrato lá colocado.
    Continue escrevendo, pesquisando pois a nossa vida é uma completa procura de certezas nunca encontradas.
    Um grande beijo.

    ReplyDelete
  8. Muito bom o conteúdo desta postagem sobre "La Gioconda", mas gostaria que você, se for possível, postasse a releitura que alguns artistas como Andy Warhol, Marcel Duchamp, Fernando Botero e Salvador Dali, dentre outros, fizeram sobre a mais famosa obra de arte de todos os tempos. Bacio nel'anima. Ítalo

    ReplyDelete
  9. Gostei de todo o blog.. de todo o conteúdo.Imagens perfeitas.
    Parabéns!
    Apesar de ter um blog distinto do seu,me identifiquei bastante.
    Escrevo poesias.Quando puder visite meu blog, e me deixe um comentário..
    beijos

    ReplyDelete
  10. http://lumerkoz.edu good material thanks http://rc8forum.com/members/Buy-Singulair.aspx francesco http://soundcloud.com/acyclovir taxation http://soundcloud.com/ativans notalone http://malgorz.com/members/Buy-Accutane.aspx busy http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Amoxicillin.aspx pathogenic

    ReplyDelete
  11. I ԁo not know if it's just me or if everybody else encountering problems with your website. It seems like some of the written text in your content are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me know if this is happening to them as well? This may be a issue with my web browser because I've had this
    hаpрen before. Kudos

    Looκ at my blog: Click on www.sfgate.com

    ReplyDelete
  12. I also forgot to say.

    Αlso visit my web blοg ... green smoke electronic cigarette review

    ReplyDelete

Pinceladas do observador