Saturday, December 01, 2007

Gustave Doré-Para treinar o olhar

Quando observo essas ilustrações de Gustave Doré fico hipnotizada com a técnica ,cuidado e riqueza de detalhes que ele informa em cada uma delas.Observem o jogo de luz e sombra o primor nos traços.Quando eu crescer quero desenhar assim.

PS: Ah!! antes que me perguntem me esqueci de dizer que essas ilustrações tinham normalmente duas assinaturas quando encadernadas,depois de prontas iam para um gravador que as passavam para o metal pois elas seriam incluídas em livros.Portanto,uma assinatura era do ilustrador e outra do gravador.Fantastico!!






Resuminho da winkpédia>Prometo depois uma pesquisa melhor ,completa e mais confável. Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 - 23 de janeiro de 1883) foi pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871.

5 comments:

  1. Claro e escuro. Luz e sombra servem para treinar o olhar e dão-nos a realeza das coisas a preto e branco, sem a fantasia da côr.

    ReplyDelete
  2. Já conhecia o notável trabalho de Gustave Doré: parabéns por o mostrar e apreciar!!
    Boa semana!

    ReplyDelete
  3. Assim como considero o Henri Cartier-Bresson o poeta da fotografia, o mesmo posso dizer de Gustave Doré em relação às ilustrações e gravuras, pura poesia.

    Ítalo

    ReplyDelete
  4. toronto loans This website is optimal I appreciated it quite a bit
    AAA Toronto Payday Loans 1172 Bay St #101, Toronto, ON M5S 2B4 (416) 477-2817

    ReplyDelete

Pinceladas do observador