Thursday, December 06, 2007

Gótico Italiano-Gótico Toscano_Gótico Tardio

O Gótico Italiano esteve presente nos séculos XIII e XIV. Originou-se ao norte da península italiana: Florença, Assis, *Parma, *Pescia e foram as principais cidade de onde surgiu o novo estilo ,afastado do Gótico europeu. Este novo estilo baseia-se na recreação sobre artifícios de captação espacial e ordenamento geométrico, resgatados da Antigüidade clássica, que nunca foi abandonada nas cidades citadas. A temática segue sendo religiosa em sua maioria, mas é nestes momentos que aparece uma tendência nova, que busca inspiração na vida cotidiana dos cidadãos das repúblicas mercantis italianas.

As províncias italianas mais orientais receberam a influência da arte bizantina, as obras produzidas nessas regiões são caracterizadas como feitas a "maneira greca ",tal fato é facilmente notado em Roma, Veneza e Sicilia. Aparte desta escola de influência oriental, outros focos importantes foram Siena e Florença, escolas de enorme valor. Alguns desenvolvimentos técnicos, como a introdução do óleo, ainda imperfeito, a plasmação da perspectiva em caixa, que anuncia a perspectiva geométrica, o prolongamento visual em pontos de fuga, são os precedentes imediatos da perfeição científica do período imediatamente conseqüente na Itália.

O principal artista do estilo gótico foi italiano Giotto. Giotto revolucionou a pintura ao criar a noção de tridimensionalidade. Abandonou a rigidez bizantina e dotou suas figuras de volume e sentimento, expressando assim, por meio da arte, o humanismo que são Francisco de Assis imprimiu à religião no início do século XIII.

Giotto di Bondone nasceu na localidade de Vespignano, perto de Florença, em 1266, 1267 ou 1276, e foi discípulo de Giovanni Cimabue, o maior pintor da Itália no fim do século XIII.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS! Giotto. Massacre dos Inocentes (1306-7)


Entre 1306 e 1309, em Pádua , Giotto foi chamado para executar o que muitos consideram sua maior obra, a decoração da capela da Arena, de propriedade de Enrico Scrovegni. Atrás do altar, Giotto pintou o "Juízo final" e nas paredes laterais, afrescos com cenas dos Evangelhos e da vida da Virgem e a série "Vícios e virtudes".









Igreja de Santa Maria de Fiore.Florença.È considerada a quarta maior catedral do mundo .Toda em em mármore rosa ,branco e verde.Com padões geométricos,apesar de ser no estilo gótico a cúpula foi feita depois e é Renascentista do genial arquiteto Brunelleschi.Foi construida em cima de uma outra igreja existente. È a construção mais alta da cidade de Florença.O interior tem estrutura gótica e a bóboda é de ogiva.Não possui vitrais no estilo dos vitrais góticos que tomavam as paredes,uma caracteristica Italiana,contrapondo com a Francesa.Pilares são mais afastados.Há contrafortes no lugar de arcos botantes.A fachada não é gótica e o batistério é no estilo romanico.

Há no complexo com 3 elementos.A catedral,o campanário e o batistério feito do lado de fora.Julgavam que um pecador não poderia entrar na igreja.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Vista da famosa cúpula de tijolos da catedral de Florença a partir do alto do campanário projetado por Giotto

A torre gótica projetada por Gitto que é um campanário de 446 degraus projetado por Giotto e foi feita á parte da catedral.A Torre de Giotto é todo revestido em mármore em policromia,distruição geométrica nos elementos ornativos,arco de volta perfeita,e um tímido arco ogival.O revestimento em mámore tem origem românica..

Video de Lucas Romariz na Santa Maria de Fiore.O audio não é muito informativo,mas vale a pena ver as imagens.



Para mais vídeos da Catedral Santa Maria del Fiore,aqui esta o link.http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://pavao.videolog.tv/thumbs/5b/e2/203213.jpg&imgrefurl=http://videolog.uol.com.br/busca2.php%3Fparametro%3Dromariz&h=97&w=130&sz=5&hl=pt-BR&start=9&um=1&tbnid=EkM11v1jOJDjZM:&tbnh=68&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Dsanta%2Bmaria%2Bde%2Bfiori%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26cr%3DcountryBR%26sa%3DN


GÓTIGO VENEZIANO


Castelo de Ca'Doro-Veneza-1422 a 1440

Veneza é, todavia, uma cidade do Norte e, por causa disso, sofreu inevitavelmente a influência gótica. Este estilo, nascido na França, atravessou as fronteiras durante o século XIV. Este encontro entre o Oriente e o Ocidente produziu um estilo único no mundo: o gótico florido. A ampliação do Palácio dos Doges (1340-1360) é um exemplo impressionante desse estilo. Os ricos príncipes mercadores adotaram-no igualmente para a construção de seus palácios ao longo do Grande Canal; o Ca'd'Oro é o mais belo espécime.


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O Ca'd'oro é um dos mais célebres edifícios localizado no Grande Canal, em Veneza.
Foi construído em estilo gótico entre os anos 1422 e 1440 por Marino Contarini.
Mais tarde foi recoberto por uma lâmina de ouro Zecchino, de onde originou seu nome.A arquiteura do Ca'd'oro se desmaterializa em luzes e cores: a transparência da fachada, Il Traforo dos elementos esculpidos e o jogo de contrapontos coloridos dos mármores preciosos que refletem a superfície do Canal Grande suscitam imediatas fantasias bizantinas.
Hoje é um museu pequeno, delicado.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Fachada de pedra branca.Palácio da família Cantrinne
Variação rítimica dos elementos arquitetônicos.
Sua fachada, de estilo gótico florido com delicados coloridos, é aberta de arcadas no nível da água. O pátio interior é belo, com o típico pozzo (poço) veneziano. O palácio abriga hoje a Galeria Franchetti.



Catedral de Siena

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!



Catedral de Orvieto


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
· Plinio Corrêa de Oliveira


Estamos diante de uma feeria de cores sobre uma fachada estritamente gótica! Trata-se da fachada da célebre Catedral de Orvieto, na Itália.


A rosácea – a única que existe na fachada – fica dentro de um quadrado, o qual não se diria bem exatamente gótico. Há nele qualquer coisa de clássico, mas que se encaixa tão perfeitamente dentro do estilo gótico que não se tem o que reparar.


A cor escolhida é a mais esplendorosa das cores: o ouro.


Toda a fachada apresenta um fundo de mosaico dourado. É um mosaico de tal qualidade, tão rutilante e tão magnífico, que sendo esta igreja do século XIV, tem-se a impressão que sua construção terminou ontem.


Nesse sentido, ela não apresenta a poesia do granito, o qual fica mais belo à medida que envelhece. O velho granito que desafia todos os tempos e todas as intempéries, tem a sua beleza. Ele fala da eternidade na medida em que resiste ao tempo e afirma a sua existência contra o tempo. Passam as eras, mas o granito fica.


A Catedral de Orvieto, pelo contrário, apresenta-se como que concluída ontem. Os invernos e as tragédias da História passaram por ela, sem a atingir em nada. Ela permanece magnífica, esplendorosa. O mosaico de Orvieto se reporta para a eternidade no sentido que ignora o tempo. Não resiste a este porque não tem nada a ver com ele. O tempo não o atinge. O mosaico está lá e está acabado!



Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas, chamada de "Lírio das Catedrais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O estilo gótico-românico é inconfundível. O requintado interior traz afrescos e vitrais de dois mestres da pintura italiana, embora a maior atração seja mesmo a colorida fachada, inteiramente decorada com mosaicos e mármores, repleta de delicados relevos, que fez sua fama se espalhar pelo mundo.
A catedral é o maior orgulho desa pequena cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, mas com muita história para contar.Sua construção começou na segunda metade do século 13, só se completando quase 300 anos depois.Os esplêndidos afrescos foram iniciados na metade do século 15 por um dos precursores da arte renascentista.Esse mestre, que passou nove anos preso por contrariar um papa, não concluiu, porém, sua magnífica obra, dando chance a que outro importante artista da época acrescentasse seu nome a esse patrimônio da humanidade






DUOMO DE MILÃO

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Única Catedral gótica italiana no estilo Francês.Razão essa a demora de sua construção.Os artistas italiano se negavam a trabalhar terminá-la por não ter caracteristicas romanas.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Em Milão espanta-nos a beleza exuberante do Duomo, maior catedral gótica da Itália: é de tirar o fôlego. Sua construção, que durou 500 anos, começou de 1386 até o século 19 e objetivava abrigar toda a população da cidade, àquela época em torno de 40.000 pessoas. Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!





Daí charmar-se "Duomo" de Milão que significa Casa de Milão. É possível passar uma tarde toda em seu interior apreciando as obras de arte, inclusive a incrível estátua de São Bartolomeu carregando a própria pele.


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


É possível também subir a suas torres e seu telhado e ver a cidade lá de cima.
A Catedral de Milão, mais conhecida como Duomo, é uma das maiores do mundo, sendo a terceira depois da Catedral de São Pedro e a de Sevilha.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ela tem 157 metros de comprimento por 92 metros de largura, e sua altitude chega a 108 metros no seu ponto mais alto, o Madonnina.



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!São 3500 estátuas e figuras decorando a catedral.



Seus vitrais retratam mais de 3.600 figuras em seus 1700 metros quadrados de superfície.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

1 comment:

  1. Sofia A. Silva MendesSunday, 12 April, 2009

    Muito obrigado pela informção aqui disponibilizada! Estou a fazer um trabalho e ajudou imenso!

    =D

    Com os melhores cumprimentos
    Sofia A. Silva Mendes

    ReplyDelete

Pinceladas do observador