Wednesday, November 28, 2007

Brabante Jheronimus Bosch-(1450 ? -1516)

Jardim das delicias-1500




Ìtalo um leitor desse blog fez um questionamento muito coerente.Ao observar "jogos de criança de Pieter Bruegel", ele notou semelhanças com Bosh.Não esta enganado,alias é uma excelente observação e isso prova que é um amante de história da Arte.Notem que Boch também preenche cada pedacinho da tela.O Jardim das delicias é um tríptico,ou seja, são 3 telas ligadas uma a outra,um quadro pintado sobre três panos ou tábuas que se podem dobrar.




Boch revolucionou seu tempo no mundo das artes plásticas, seu trabalho deixava evidente o fim da Idade média sec xv, expressava a crise em que as pessoas nesse tempo passavam.




Fazia uso de imagens dramáticas,antropozoomorfas,surreais,demonios,anjos,figuras fantasticas o inferno,apocalipse...Boch é um divisor de águas entre a "velha" e a nova tendência.Pintou lugares e situações exoticas extremamente coloridas em contrapartida de imagens aterrorizantes escuras e toscas.
Há em seu trabalho figuras animalescas e humanas,muito movimento entre os elementos da obra, A profusão de cores,utilizando tecnica flamenga de vernizes translúcidos que meio século mais tarde influenciariam os pintoress Pieter Bruegel o velho e Fran Hals .




Boch mergulhou na fantasia e na irracionalidade da mente humana.Aprofundou-se no que tinha de mais escondido nos sentimentos espirituais dos homens daquela época que viam uma era se acabar. Para entender a obra de Bich,perecisamos nos remeter ao estilo de vida e o pensamento do homem nessa época. A pessoas na Idade média viviam envolvidas e amendrotadas nem meio a pensamentos sobre sua condição de pecador e o terror e pavor do inferno, e apocalipse habitavam suas mentes,a cosntante luta cósmica entre Deus e o diabo,céu e o inferno...
O clima misterioso da obra de Boch está diretamente ligado ao mistério da mente humana.




Conhecido e admirado em todo o mundo - Jheronimus (ou Jeroen) Anthonissen van Aken — o Hieronymus Bosch — nasceu por volta de 1450 na província holandesa do Brabante Setentrional, muito provavelmente na pequena cidade de 's-Hertogenbosch, da qual é quase certo que derivou seu sobrenome artístico.
Acredita-se que a família era originária de Aachen, na Alemanha, conforme sugere o sobrenome, e estabelecera-se na Holanda ainda no início do século XV. O pai de Bosch, Anthonius van Aken, era pintor, assim como o avô, Jan, dois ou quatro tios, o irmão Goossen — que herdou a oficina paterna — e uma irmã (Heberta ou Katherine).


UMA VIDA TRANQUILA

Quase nada ou, muito pouco, se sabe sobre a vida de Bosch, mas com uma vida tranqüila e confortável, em sua infância morou numa casa abastada, onde religião e arte eram assuntos de fundamental importância. Morou a partir de 1462, num casarão da Grote Market, a praça mais importante de 's-Hertogenbosch, onde estava instalada a feira de tecidos, principal riqueza da cidade.
Os Van Aken mantinham estreitas relações com a Catedral de São João, edifício gótico que constituía um dos maiores orgulhos da população local. Recebendo encomendas para decorar peças de mobiliário e colorir estátuas, e é possível que Jan tenha pintado um afresco sobre a Crucifixão, datado de 1444.Poucas biografias existem sobre Bosch, e nenhuma fornece indicações a respeito de seu aprendizado.

Há hipóteses de alguns estudiosos — não comprovadas — de que tenha estudado em algum centro próximo, como Utrecht, onde teria entrado em contato com as iluminuras que influenciaram sua obra em determinado período.

É mais provável, no entanto, que tenha se iniciado na arte sob a orientação do pai ou de um dos tios (o avô havia morrido na época de seu nascimento).


Fonte-Imagens www.portalartes.com.br/portal/article_read.as...
História da arte Gombrich

2 comments:

  1. Muito grato pela sua gentileza. Mas o que chama a atenção também é o fato de serem pintores holandeses e/ou flamengos, do qual aprecio o Veermer. Se observarmos bem, parece-me que há uma linhagem entre Brueghel, Bosch e o desenhista gráfico Maurits Escher, coincidência ou não, outro holandês delirante.

    Ítalo

    ReplyDelete
  2. ìtalo, sim, Bosh,Bruegel cairam no esquecimento por um tempo e resgatados pelos no sec XX até mesmo por artistas surrealistas entre outros e Escher com certeza é um deles.Logo,logo farei uma bela postagem sobre Maurits Escher o mestre das ilusões de ótica. Que é sensacional!!Obrigada pelas visitas constantes.Ah!!Estou fazendo uma enquete no meu outro blog, vou gostar de ler sua opniao.Beijokas.
    O link do outro blog http://despelacoqueiro.blogspot.com

    ReplyDelete

Pinceladas do observador