Wednesday, October 03, 2007

CLAUDIUS GALENUS

Não tem como falar de anatomia humana sem falar de Claudius Galenus.Seus estudos foram de grande importancia para futuros estudiosos da áreae artistas.

Médico grego, nasceu no ano de 129 em Pérgamo, Ásia Menor (hoje parte do território Turco) . É considerado um dos médicos mais importantes da Antiguidade, criador da Fisiologia experimental. Desde os 16 anos, estuda Filosofia e Medicina, primeiro em Pérgamo e depois em Esmirna, na Anatólia; Corinto, na Grécia e em Alexandria, no Egito, onde praticou as primeiras dissecações em animais e manteve contato com eminentes pesquisadores da época. Aos 28 anos, retorna para Pérgamo, mas é convidado para atuar como médico do Imperador em Roma, onde faz sucesso como médico ao cuidar do jovem Cômodo, herdeiro do trono Imperial e cirurgião oficial dos gladiadores de Mísia. Em Roma escreve a maior parte de sua obra: cerca de 400 livros, dos quais 98 são conhecidos. Galeno realiza várias descobertas, baseado em experimentos com macacos.Distingue, no sistema nervoso cerebral, os nervos sensoriais dos nervos motores; descreve o coração e o funcionamento da pequena circulação; demonstra que os rins processam a urina e mostra que as artérias contêm sangue e não água, como acreditavam, até então, os pesquisadores. Desenvolve a teoria de que as doenças do corpo humano ocorrem quando há um desequilíbrio entre quatro de seus componentes: sangue, bílis, pituíta e atrabílis.
Morreu no ano de 201, mas não se sabe o local eaxato de sua morte, podendo ser em Roma, Sicília ou Pérgamo, sua cidade natal. Fonte:Fiocruz

4 comments:

  1. oi....
    obrigado pela visita!
    espero q volte mais vezes...
    bj
    Daniel Scardua

    ReplyDelete
  2. Nana Querida....
    Seu video com nós amigos, ficou
    Maravilhoso....
    Deslumbrante....
    Fico Feliz em fazer parte de um trabalho tão expetacular...
    Parabéns!!!!
    13 bjs Ciç@

    ReplyDelete
  3. Menina!!!
    Essa informação sobre esse médico é preciosa para mim!
    Há pouco tempo comecei a estudar o período helenista; e vou pedir licença para acrescentar ao meu repertório a sua fonte!
    Obrigada! Visitá-la é sempre um aprendizado!!! Beijos!!!!!!!

    ReplyDelete
  4. Essa menina é cultura viva, não consigo passar aqui sem ter um pouco mais de conhecimento acumulado. Parabéns!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador