Wednesday, October 03, 2007
ANATOMIA HUMANA- VESALIUS (1514-1564)
VESALIUS - REMBRANDT
Muitas vezes fico imaginando o que seria de nós sem pessoas como Galeno,Vesálius,Leonardo da Vince entre tantos e suas incriveis curiosidade quanto a seres vivos,seu funcionamento interno,veias,pele, músculos,ossos.Haja estômago!!!Graças aos Deus que há no mundo pessoas que não se fragilizam diante de pedaços de pessoas ou animais mortos.No post anterior fiz uma pequena citação sobre o medico Galenus,pois ,até então era a referencia mais segura sobre anatomia que se tinha,até aparecer Versálius...Versálius nasceu na Bélgica, em 1514. Desde adolescente dissecava rãs, ratos, gatos e cachorros. Um dia, quando já era estudante de medicina, ele viu que o esqueleto de um ladrão tinha sido esquecido na forca. Os urubus já tinham limpado os ossos. No silêncio da noite, Versalius levou o esqueleto embora, correndo o risco de ser preso. Estudou os ossos até decorar todos eles.
Ele continuou seus estudos na Itália, e teve permissão para dissecar durante as aulas de anatomia. Era craque nisso, e logo ficou famoso. Assim, no dia seguinte à sua formatura, com apenas 23 anos, foi escolhido para ser professor de anatomia da faculdade. Vesálio relatou sua surpresa ao encontrar inúmeros erros nas obras de Galeno, e temos que ressaltar a importância de sua negativa em aceitar algo só por tê-lo encontrado nos escritos do grande médico grego. Sem dúvida, apesar de Ter desmentido a existência dos orifícios que Galeno afirmava existir comunicando as cavidades cardíacas, foi de todas as maneiras um seguidor da fisiologia galênica. Foram engrandecidas as diferenças que separavam seu conhecimento anatômico do de Galeno, começando pelo próprio Vesálio. Talvez pensasse que uma polêmica era um modo de chamar atenção. Manteve depois uma disputa acirrada com seu mestre Jacques du Bois (ou Sylvius na forma latina), que foi um convencido galenista cuja única resposta, ante as diferenças entre algumas estruturas tal como eram vistas por Vesálio e como as havia descrito Galeno, foi que a humanidade devia tê-lo mudado durante esses dois séculos. Vesálio tinha atribuído o traçado das primeiras figuras a um certo Fleming, mas na Fabrica não confiou em ninguém, e a identidade do artista ou artistas que colaboraram na sua obra tem sido objeto de grande controvérsia, que se acentuou ante a questão de quem é mais importante, se o artista ou o anatomista. Essa última foi uma discussão não pertinente, já que é óbvio que as ilustrações são importantes precisamente porque juntam uma combinação de arte e ciência, uma colaboração entre o artista e o anatomista. As figuras da Fabrica implicam em tantos conhecimentos anatômicos que forçosamente Vesálio devia participar na preparação dos desenhos, ainda que o grau de refinamento e do conhecimento de técnicas novas de desenho, também para os artistas do Renascimento, excluem também que fora o único responsável. Até hoje é discutido se Jan Stephan van Calcar (1499-1456/50), que fez as primeiras figuras e trabalhou no estúdio de Ticiano na vizinha Veneza, era o artista. De qualquer maneira, havia-se encontrado uma solução na busca de uma expressão pictórica adequada aos fenômenos naturais.
Um editor da época pediu a Versalius que preparasse uma nova edição da obra de Galeno sobre anatomia. Foi nesse trabalho que o médico descobriu e esclareceu todos os erros que o grego tinha cometido e que vinham sendo seguidos por 1.400 anos!
Versalius escreveu um novo livro, com ilustrações cientificamente corretas, e foi a primeira obra completa sobre anatomia da história da humanidade. Mas o jovem médico ainda teve vários atritos com professores que não aceitavam seu ponto de vista.
ATENTEM PARA ESSAS ILUSTRAÇÕES FEITAS A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DE CADAVERES DISSECADOS.
Fonte:PETRUCELLI, L. J. – História da Medicina – Editora Manole – 1997.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Ei Nana!!! Tá bom de mais isso aqui...ual!!!
ReplyDeleteGostei deste tópico sobre anatomia. Peguei emprestada uma foto do Vesalius para uma aula. Depois devolvo...obrigado
ReplyDelete