Saturday, June 16, 2007

PAISAGENS URBANAS-ESTEVÃO SILVA DA CONCEIÇÃO-'EU NAO SEI QUE É ESSE GAUDI"

DE ONDE VEM A REFERENCIA ESTÉTICA DESSE HOMEM SIMPLES?



"Estevão Silva da Conceição, é baiano de Santo Estevão, grotão da Bahia, não chegou a concluir o primeiro grau e veio para São Paulo procurando uma melhor condição de vida ,trabalhou como vigia noturno de uma obra,montador de estruturas de ferro e na construção civil durante dez anos,atualmente é porteiro em um prédio de classe alta de São Paulo.
Em 1986 Estevão começou a erguer sua casa no meio da favela de Paraisópolis, uma das mais populosas da capital paulistana.

A obra, com direito a jardim no estilo Parque Güell, chamou a atenção dos organizadores do aniversário de 150 anos de Gaudi.

Em 2002, o baiano embarcou para a Espanha e participou dos festejos e ainda foi estrela de um documentário, dirigido pelo brasileiro Sergio Oksman, exibido pela TV Odisséia, canal a cabo espanhol.



Estevão não gosta quando dizem que sua casa é feita de lixo
"Fico bravo quando as pessoas dizem que fiz minha casa com lixo. Eu comprei muita coisa, a maioria. Cimento não se acha na rua, né?"



"Comecei plantando uma pequena roseira, e como cresceu muito, fui construindo uma armação de ferro e para guiá-la, que fui forrando com cimento, terra e pedras e mosaicos".


No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador