Monday, January 22, 2007

VINCENT-Tradução de Starry Starry Night


Dizem que esta musica que eu estou colocando a tradução, grande sucesso de Dom MClean há alguns anos tras, feita após o compositor ter lido e visto as obras de Van Gogh ,principalmente a tela starry nitght.Ficou tão impressionado que fez esta bela obra de arte em forma de poema e música.Leia a letra traduzida, da para sentir a emoção do artista a cada frase.Eu escolhi algumas telas de Van gogh que quando ouço a música vem em minha memoria,espero que gostem,me emociono muito que já me emociono muito ao ouvir essa música.


Vincent van Gogh (1853-1890) -Holanda


Noite estrelada
Pinte suas cores de azul e cinza
Olhe os dias de verão
Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma
Sombras nas colinas
Desenhe as árvores e os narcisos
Sinta a brisa e os arrepios de inverno
Em cores na terra de neve

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir
Eles não sabiam como
Talvez eles te ouçam agora

Noite estrelada
Flores em fogo com chamas brilhantes
vincent
Nuvens que giram em uma roxa neblina
Refletem nos olhos azuis de Vincent
Cores mudando de tom
Campos matutinos de grãos âmbar
Rostos cansados com dor
São acalmados pelas mãos afetuosas do artista

Agora eu entendo
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir
Eles não sabiam como
Talvez eles te ouçam agora

Porque eles não podiam te amar
Mas mesmo assim seu amor era verdadeiro
E quando não havia mais esperança
Naquela noite estrelada
Você tirou sua propria vida, como amantes geralmente fazem
Mas eu poderia ter te falado Vincent
Esse mundo nunca foi um bom lugar pra pessoas tão bonitas como você

Noite estrelada
Retratos pendurados em paredes vazias
Cabeças sem porta-retratos em paredes sem nomes
Com olhos que observam o mundo e não esquecem
Como os estranhos que você conheceu
Os homens acabados, com roupas rasgadas

O espinho prateado de rosas sangrentas
Está esmagado e quebrado, na neve virgem

Agora eu acho que sei
O que você tentou me dizer
E como você sofreu por sua sanidade
E como você tentou os libertar
Eles não queriam ouvir
Ainda não estão ouvindo
Talvez nunca ouvirão
Vincent Van Gogh não conheceu a fama nem a fortuna. Durante os 37 anos que viveu, passou frio e fome, e só vendeu um quadro, intitulado: Vinhas Vermelhas. Foi muito ajudado, e sustentado, por seu irmão Theodorus, o qual se correspondeu durante a vida inteira – cerca de 750 cartas.Somente virou celebridade e foi reconhecido após sua morte, em 1890. Vincent William Van Gogh nasceu em 30 ce março de 1853, e era o primeiro de seis filhos. Aprendeu inglês, francês e alemão. Em 1968 deixou os estudos e foi trabalhar com um tio em Haia (Holanda). Aos 24 anos, decidiu que sua vocação era a evangelização. Estudou teologia em Amsterdã. Chegou a trabalhar como pregador, e inclusive distribuiu seus bens entre pobres, viveu em barracos e lutou para melhorar as condições de vidas dos humildes, preocupações que não foram bem vistas por seus superiores, que acabaram suspendendo seu salário. Então, só lhe restava a pintura. Viveu na Bélgica, Holanda e Paris, até estabelecer-se em Arles, sul da França,
1888. Foi uma época que teve muitas crises nervosas, e o pintor Paul Gauguin, que chegou amorar alguns meses com ele, foi um dos poucos amigos que teve. Com ele Van Gogh pretendia fundar uma espécie de comunidade artística, mas sua instabilidade mental resultou em muitas brigas entre os dois. Sem amigos e sofrendo crises agudas de paranóia, deciciu internar-se. Em maio de 1890, mudou-se para Auvers-sur-Oise e, no dia 27 de julho, deu um tiro em seu próprio peito. Dois dias depois, morreu nos braços de seu irmão Theo, deixando cerca de 800 pinturas e umas centenas de desenhos.

No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador