Wednesday, January 24, 2007

Romeu e Julieta


Ao contrário do que se acredita, a trama de Romeu e Julieta não foi criada por William Shakespeare na verdade a peça foi adaptada em cima dos versos de Arthur Brooke de 1562,e era originalmente um poema narrativo,assim Shakespeare a dramatizou,com sua genialidade deu uma super melhorada com riqueza de detalhes,adicionou personagens como o Mercutio por exemplo.E não é só esse poema de Brooke é derivado de uma historia de Masuccio Salernitano, Mariotto e Gianozza 1476.Os pesquisadores chegaram a conclusão que na verdade essa historia faz parte das historias de amor de todos os povos,amores proibidos e familias rivais sempre existiram.Para resumir a historia,ja dizia a minha mae nesse mundo nada se cria,tudo se copia,rsss.Lógico que Shakespeare com seu grande talento,reuniu nessa historia de amor,todo a energia,dilemas,inimizades, belos dialogos ,intrigas e tragedias que toda boa historia precisa ter.Tem uma canção antiguinha ainda dos meus tempos de adolescencia,1978/79 que tem os dialogos de romeu e julieta na letra,é bem bonitinha,vou postaR pra vcs relembrarem ou conhecerem.

Allouete
Denise Emmer

Mon amour
Je vois la lune briller
Pourquoi tu vas maintenant partir
La bas la nuit encore
C'est la reine du monde
Reste plus une seconde
Reste plus une seconde
Viens avec moi
La lumière du jour
Nous découvrira
et, seulement la nuit nous cachera
C'est l`amour impossible
Que le monde n'entend rien
Reste plus un moment
Reste plus un moment
Rest avec moi
Alors tu t'es trompé
Il a eté le rossignol
Qui t'a fait réveiller
Mais non l'allouette
Que porte pour nous le jour
Reste plus une seconde
Oublie le monde
Viens avec moi
TRADUÇÃO
"Cotovia"
Meu amor
Eu vejo a lua brilhar
Por que você quer partir agora ?
Lá longe, a noite é calma
É a rainha do mundo
Fica mais um segundo, fica mais um segundo
Vem comigo
A luz dos meus dias
Descobrir-nos-á
E somente a noite
Esconde-nos-á
É o amor impossível
Que o mundo não entende (nada)
Fica mais um momento, fica mais um momento
Fica comigo
Então, você está enganado
Foi o rouxinol
Que te acordou
E não a cotovia
Que nos traz os dias
Fica mais um segundo
Esquece o mundo, vem comigo



DENISE EMMER - 1978
CURIOSIDADE:
Denise Emmer era Filha da Autora de novelas Janete Clair
com o escritor Dias Gome




2 comments:

  1. Nana,parabéns querida.
    Seu Blog é realmente lindo,maravilhoso,fica ate dificil comentar.
    Então o que me resta é te parabenizar mesmo.
    Bjus amiga!!!

    ReplyDelete
  2. "Lá longe, a noite é calma
    É a rainha do mundo..."

    Por isso é que somos da noite, não é Nana?rsrsrs

    Lindo!!!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador