Wednesday, June 17, 2015

Dilma, a Biblia e os totens

"O homem, como podemos perceber ao refletirmos um instante, nunca percebe plenamente uma coisa ou a entende por completo. Ele pode ver, ouvir, tocar e provar. Mas a que distância pode ver, quão acuradamente consegue ouvir, o quanto lhe significa aquilo que toca e o que prova, tudo isso depende do numero e da capacidade dos seus sentidos. Os sentidos do homem limitam a percepção que este tem do mundo à sua volta. '
                “Além disso, há aspectos inconscientes na nossa percepção da realidade. O primeiro deles é o fato de que, mesmo quando nossos sentidos reagem à fenômenos reais, a sensação visuais e auditivas, tudo isso, de certo modo, é transposto da esfera da realidade para a da mente." Carl Jung 


Me chamou a atenção as  impressoes  de Dilma sobre a Biblia e contextualizado à leitura da mesma com sua realidade  e   momento unico e  muito dolorido em que ficou presa e  foi torturada nos  sombrios anos da Ditadura Militar .Observando-a  nessa fala,  esqueci completamente  do cargo que ela  ocupa e  me atentei  ,apenas,   para o ser humano que  relata  um momento dificil de sua vida de modo natural,  como se estivesse apenas conversando com um amigo, e nao falando  para uma infinidade de pessoas .Nesse exercicio de distanciamento da figura famosa,sem me  importar com o  suposto "crime" que a tenha levado  para a prisão, apenas a observei e acolhi o relato.Vi no gestual, na  sua fala que a vezes embarga e principalmente no olhar  que  esse tema , ainda,  a sensibiliza e emociona.
Nao  é facil a gente lembrar de momentos de solidão, a pensar  dentro de uma prisão, que mesmo em tempo de não ditadura, são locais terriveis.A solidão imposta  é cruel.
Imagino que a Biblia tornou-se para ela ,naquele momento , um oasis, um meio de viajar para fora dali  , um refugio , alento e um modo de  se  comunicar com  outras pessoas .

Arte Bizantina 

Sou leitora da Biblia desde de criança, e ja perdi a conta de quantas vezes a li de capa  a capa...Sei inclusive os titulos  de  todos os 66 livros dela de memoria e cantando (coisas que a gente aprende quando criança e jamais esquece) .
Quando , na Faculdade de Artes,  estudei  historia da arte antiga  ocidental eu era uma das melhores alunas  , pois parte da iconografia desse periodo  esta ligada a fé cristã e historias da Biblia,  e fazer  leituras dessas obras de arte  e seu contexto era muito   facil para mim.

Ao inves de me ater a boçalidade de quem esta  fazendo chacota do depimento , prefiro pensar na beleza que é um livro e  no poder que  as palavras de alento  pode conter nele.Deixar de lado essas pessoas que ,ignorando  todo um  contexto , atiram pedras,por  nutrir odio a um partido politico  e  perdendo   o que ha de precioso nesse  depoimento que é a oportunidade  de se colocar no lugar dela ,como personagem , (coisa que fazemos  o tempo todo lendo ,vendo tv ou filmes) e perceber o  quanto a  fala tem  emoção  ao se referir  ao Livro Sagrado  e o peso da solidão que ela sentia  e do  alivio que possivelmente teve  nesse periodo.A  linguagem da Biblia é muito poetica e por isso a metafora é algo corriqueiro e compoe a estetica e o estilo literario dela.Nao por acaso, pois a Biblia foi escrita  no oriente e segue  a estetica da escrita oriental.

Pergaminhos  Biblicos 

Comecei a ver a entrevista inteira e nao consegui passar dos  7 minutos ; Nao por ser desinteressante  e sim, porque essa fala dela  que  postei acima , o  trecho que selecionei me chamou muito atenção como pessoa, arte educadora,  estudante e arteterapeuta em formação , quando ela se refere as imagens, metaforas , seus desenhos , totens e é neles que irei focar agora .

  Há uma  definição bem sintetica  e didatica para  Totem que gosto que é a seguinte;  "Um objeto natural geralmente animal,  que serve como  um distintivo, emblema, simbolo ou um meio de identidade pessoal ou espiritual "
 Os  Totens se manifestam por meio dos  arquetipos, que sao os conteudos  psiquicos  do inconsciente coletivo.Os arquetipos sao as principais estruturas de nossa personalidade.Os totens de algum modo quando sao reproduzidos por diversos povos , ou individualmente como  no caso da presidentA  que relatou  como apenas e  somente  fosse um desenho  colorido ,sem se dar  conta  que  pode ter sido usado, por seu inconsciente , assim como fazem os  nossos  sonhos  , como  regulador psiquico  e que no movimento de   montar  a estrutura do desenho   ela foi  reorganizando  as prioridades de forças  e de  todo conteudo interno que ela tinha represado ali dentro da prisão sem poder falar com ninguem. Haviam  retirado de Dilma  todos os seus direitos , ao desenhar seu totem, ela  possivelmente reafirmava, atravez do simbolos do inconsciente, das "caras " que ela foi inserindo nesse toten  a sua identidade  pessoal e espiritual,...Fiquei numa curiosidade enorme para saber que animais ela usou  no seu desenho  e quem estava  na base , meio e topo dele.Se tinham asas, garras, caldas,pele,plumas,bicos ,dentes afiados, tudo isso é informação para a arteterapia  . Bendito seja quem deixou esses lapis de cera e papel a sua disposição,

Quando desenhamos , de modo aleatorio , sem preocupação estetica, como fazemos,  por exemplo,  quando estamos  falando ao telefone, ou  como Dilma fez na prisão,  é comum, por estarmos relaxados,  acessarmos conteudos  psiquicos, e "Falamos' com o inconsciente atraves da imagem . Ao desenhar esse totem  é possivel que  tenha sido uma tentativa do  incosnciente da Dilma de organizar o caos psicologico que estar na prisão e sofrer  torturas  pode ter causado   a  ela naquele lugar. Nao  é por acaso. Abaixo, como exemplo , um totem que eu desenhei no inicio  do ano a partir de uma  monotipia e  que tem muito a ver com meu processo psiquico de organização ,individuaçao e  reconhecimento  de contextos internos meus  .
O Morcego ,a cobra , o felino e o humano  by Eliana Andrade 

Um detalhe que achei  interessante que ao desenhar, metaforicamente abriu caminho para o outro, simbolicamente  seu  inimigo  e algoz .Ao entregar o desenho, além de entrar em contato afetivo com  quem representava o seu aprisionamento ,(observem o semblante dela quando fala sobre o desenho e de fazer alguem feliz se ilumina  ) ela consegue  um momento de  alivio, recupera  uma fatia de humanidade em um local onde era tratada como bicho  e ainda  conseguiu conquistar a simpatia  do  carcereiro  para que ele  levasse a Biblia para outros  encarceirados.Quem sabe, tambem,   alivio para o soldado tão jovem .
Isso é de uma  beleza poetica enorme para mim !!  
Como estou  mergulhada no mundo das imagens da Arte e da  arteterapia, me emociona muito  ter visto esse depoimento  e  gostaria muitissimo de ter a oportunidade de um dia dialogar  com a presidentA sobre esse seus desenhos de dentro da prisão.São apenas devaneios sobre  o totem presenteado e curiosidade gigante de ver esses desenhos  mas,pensando em tudo isso , me lembro  da maxima da psicologia analitica Junguiana  que diz  : Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.... de Carl Jung



Detallhes do Juizo Final 
Michelangelo 

Por Eliana Lopes de Andrade @nanamada
Arte educacodora-Artista Plastica-Arteterapeuta em formação  - Humana ,mas  que as vezes nao se sente  terraquea .





No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador