Sunday, August 07, 2011

O singular Eric Satie

        O singular Eric Satie 
       


Para entrar no clima da postagem de hoje, clique  no video e  relaxe..



Eric foi um  homem de baixa estatura, cujo guarda roupa era composto de 13 ternos de veludo cinza, todos  do mesmo modelo.
Tinha obsessão por comida branca e  tinha fases  que só se alimentava delas : arroz, clara de ovo, coco, peixe, nabo, queijo,entre outras.
Usava um chapéu coco ,cartolas e possuía coleção de cachecóis e guarda-chuvas .
Era extravagante,original,alternativo.
Amava  estar entre os mambembes,trapezistas,clowns ,poetas.
Era um sujeito estranho com manias estranhas,genial,sintético,irreverente,brincalhão,irônico,sarcástico... 


             Gymnopédie-Música para a alma respirar

Quem ouve a primeira vez  Gymnopédie de Eric Satie  , que originalmente foi composta para piano, jamais poderá imaginar que alguém que compôs uma  musica tão suave,delicada,doce  e introspectiva, poderia ter a alma tão inquieta.
A over dose de  Gymnopédie nº I que há na caixinha de música logo no inico da postagem tem uma razão muito egoista: sou apaixonada por essa música e quero falar um pouco sobre ela e seu compositor.



Eric Satie compos 3 Gymnopédies e são músicas atemporais ,apesar de terem sidos publicadas em 1888.
Requintadas, apesar de ter uma simplicidade impressionante.  "A simplicidade é  o ultimo grau de sofisticação ", já dizia o velho Leonardo  da Vinci.O simples  é a linha  que faz a diferença entre o  gênio e as  pessoas comuns .
Essas tres musicas são carregadas de uma nostalgia que não tem explicação ,flui , desliza de modo  que me hipnotiza ,frui como  um  voo.
Outonais, as notas secas  flutuam para dentro de nossos ouvidos .
Tocadas  sem pressa uma a uma , dolorosamente ,  como se alguém estivesse somente tentando relembrar  uma  antiga melodia  perdida no tempo , aos poucos vão preeenchendo a imaginação (pelo menos a minha) .
Para mim, são músicas oníricas.
São paisagens musicais.
Gymnopédie nº 1 em especial lava a minha alma e frequentemente fico comovida ao ouvi-la.




Ouvi a Gymnopédie nº I ,minha preferida como podem notar, a primeira vez quando tinha uns quatro ou cinco anos  de idade em uma rádio que tinha uma programação de musica clássica e instrumental em Brasília.
Meus pais apesar de não terem oportunidade de estudos, tinham gosto estetico requitado,e graças aos ceus tive a oportunidade  de ouvir o que há de melhor em materia de musica de todos os generos.

Acontece que essa  melodia me infeitiçou, ficou na minha cabeça por anos  sem que eu descobrisse o compositor,qual era o nome da música .

Lembro-me que às vezes ela servia de música incidental para algum programa de tv, mas eu não conseguia descobrir de quem era a melodia...velhos  tempos   em que não existia internet, tudo era bem mais dificil.

Passaram-se os anos.
Fui apresentada  a grandes compositores clássicos, meu pai me deu meu primeiro LP de musica classic a eu  fiquei  torcendo pra que a musica estivesse entre as 12 e nada.
Eu e minha mae começamos uma coleção de discos (LP) de musica classica,entre eles descobri  Ravel  e achei  que tinha algo na musica dele que me lembrava a tal melodia, infelizmente,  nada de achá-la entre suas composições.

Encontrei com Debussy, que tinha em suas composições  uma vibração que  me conectava a linha melodica da musica misteriosa, mas não estava  entre as composições de Debussy  também .

 Então, eu, depois de muitos anos,estudante de artes visuais e curiosa por natureza, pesquisando estetica e compositores do final do sec XIX e início de sec XX fatalmente encontrei a música que tanto procurava. Ela:a Gymnopédie nº 1  de Erick Satie .


Éric Alfred Leslie Satie, ou simplesmente Eric Satie, foi um compositor e pianista francês que nasceu em Honfleur, 17 de Maio de 1866 em conseqüência da vida desregrada que teve, morreu aos 59 anos de cirrose hepática  em Paris no dia 1 de Julho de 1925.

Perdeu a mãe bem cedo, foi morar com seus avôs paternos e quando esses morreram,foi morar com seu pai e madrasta e depois  passou a morar com um tio boêmio.

Foi matriculado em uma escola de música, mas logo desistiu, pois irreverente que era não se adequou aos padrões exigidos pelos professores e era chamado de displicente, sem noção das coisas,descuidado, desatento.

Essa fuga da escola de música fez com que Eric  mais tarde fosse considerado pelso criticos um pianista medíocre se comparado com os pianistas contemporâneos dele.

 O gosto de seus  ouvintes contemporâneos estava ligado ainda  ao virtuosismo, habilidade e técnica ,como são  exigidas do instrumentista na execução das peças do período da Música Romântica, por exemplo.
Por  não se identificar com as caracteristicas românticas dos grandes mestres como  Beethoven ou dos que vieram depois como Chopin, Tchaikovsky, Felix Mendelssohn, Liszt, Grieg e Brahms, acredito que tenha rejeitado, ou se desinteressado por tantas regras  rígidas de postura ,estudos e treinos das  aulas de piano.(opinião pessoal).
                                            Debbusy e Eric Satie

Eric Satie foi amigo e contemporâneo de Ravel, Debussy e  esses se influenciaram esteticamente pela alma libertaria do amigo bem humorado.
Isso explica a  ligação  intuitiva que  eu  fazia com da musica deles com a  que eu procurava  desde criança.
                                       Eric Satie por Jean Cocteau  

Com Jean Cocteau, a quem ele conheceu em 1915,  Satie começou a trabalhar na música incidental para uma produção de Shakespeare na peça Sonho de Uma Noite de Verão 

A partir de 1916, ele e Cocteau trabalharam no ballet Parade, que foi estreada em 1917 por Sergei Diaghilev 's Ballets Russes, com cenários e figurinos de Pablo Picasso, e coreografia de Massine Léonide.

Através de Pablo Picasso Satie também conheceu outros cubistas, como Georges Braque, com quem iria trabalhar em outros projetos.

                                  Gosto dessa carinha alegre que ele tinha 


Eric Satie não se consderava um musico,  preferia ser chamado de "phonometrician", (alguém que mede sons).
Lançou um novo  olhar sobre a musica e sua função,introduziu sons inusitados  utilizando objetos do cotidiano em suas partituras.

Criou o que ele chamava de musique d'ameublement (musica de mobília). Um título bem humorado para definir o que viria a ser a musica ambiente hoje.

Até então, onde havia  exibição musical,ninguém conversava ou se movimentava, e ele fez musica para ser usada como parte do ambiente,como um objeto que complementa a decoração de uma reuniao, como as mobílias. 
Dizem que  nos primeiros experimentos da musica de mobília ele incentivava os convidados conversarem e e se locomoverem naturalmente pois  , ao começar a musica, todos paravam para prestar atenção. Para nós que estamos acostumados com música ambiente  parece engraçado,mas isso foi uma revolução  na época.
Desestruturou hábitos,função, cultura.
 Ele experimentou  a musica  e suas possibilidades , foi  depreciado pelos  criticos  "sérios" mas foi reverenciado por jovens vanguarditas, e Cocteau estava entre eles. 


“Satie é relevante? Para interessar-se por ele, é preciso ser desinteressado ,para começar a aceitar que um som é um som e um homem é um homem, desistir de ilusões sobre idéias de ordem, expressões de sentimento e todas as nossas outras armadilhas estéticas herdadas. Não é uma questão de relevância. Satie é indispensável

 (John Cage)

Para terminar,  se voce gosta de cantar como eu,  Clique Aqui, espere carregar e cante comigo esse poeminha abaixo.
    


2 comments:

  1. Olá NanaMáxima!

    Um breve pedaço do meu tempo,se torna valioso quando aqui acesso. É algo extraordinário está digitando e ouvindo Eric Satie . Obrigado por permitir uma viagem tão sublime como esta. Conhecer pessoas tão talentosas , através do seu bom gosto.

    Sei que hoje a vida é cheia de clichês.E não tenho como provar o carinho e a estima que lhe tenho a cada dia. A não ser digitando palavras que todos usam.
    Sou filho de mãe analfabeta,tenho apenas o ensino médio , mas preferi na minha adquirir um pouco de bom gosto para o meu intelecto do que transbordá-lo desta cultura midiática.E vc com seus texto, tem me levado ainda ao mais alto bom gosto.

    Muito obrigado!

    ReplyDelete
  2. Agradeço de coração Non Natus por voce dedicar momentos sagrados de seu dia para ler os meus devaneios.Bjs

    ReplyDelete

Pinceladas do observador