Thursday, November 18, 2010

Mito de Europa

Cenário:

Um campo de flores em frente ao mar.
Provavelmente fim de primavera já com o calor do verão permitindo brincadeiras na areia da praia.

Personagens:

Pela extensão da praia um grupo de moças amigas se divertem com a filha de Agenor,(Sidon em algumas referencias) rei de Tiro.Era especialmente bela.
Inconsciente de sua beleza virginal , sensualidade e frescor mostrava –se leve,descuidada, pura ,ingênua,feliz,curiosa.
Olhando acima de tudo isso: Júpiter (Zeus), o todo poderoso entre os deuses do Olimpo.

Trama:

Casado com sua obstinada irmã e extremamente ciumenta: Juno( Hera) .Sabendo do temperamento impulsivo da mulher , Zeus procurava não provocar a ira da esposa.
Conquistador por natureza Zeus furtivamente observava a bela jovem a correr e cantar pelos campos em frente ao mar e foi tomado por uma paixão incontrolável e decidiu que iria tomá-la para si.
Zeus tinha o habito de utilizar a metamorfose para aparecer a suas possíveis conquistas.Até mesmo porque para proteção, é perigoso um humano  olhar um deus em todo explendor, de frente .
Aproveitando o campo no qual havia um pasto verde e um rebanho, Zeus desceu em forma de Touro e se “camuflou” entre os outros bovinos.

Giordano-Luca

Acontece que evidentemente deus transformado em touro, não poderia parecer um touro qualquer. Mesmo tentando disfarçar, era um belíssimo animal ali entre os outros.
Forte, musculoso, cornos suaves, pelagem macia, o belo espécime entre os outros acabou por chamar atenção da moça.
Suas amigas ficaram receosas em se aproximar, mas a menina não temeu e acariciou a cara do animal que tinha um olhar irresistivel ,(olhar de quem estava perdido de amor) portando,ele a olhava com olhar de fogo,fogo da paixão. Rubens

Inocente ela se encantou com a doçura e afeto do animal. Não resistiu e passou a tocá-lo com carinho . Ele se aproveitava da caricia e roçava seu corpo ao da moça, e a lambia, e a cheirava,fuçando entre suas roupas . Albani Francesco

Ela em sua pureza não imaginava que ali havia um homem louco de paixão.
A moça seduzida pela graciosidade e tomada de confiança pela docilidade do Touro teceu uma grinalda de flores e a colocou em sua cabeça .Confiante se atreveu a subir no animal.
Boucher


Avistando ao longe suas amigas gostaram da ideia da montaria inusitada e correram para também dar uma “voltinha”.
Ao perceber a reação e relutância da moça para nao sair e dar lugar a suas amigas, o Touro rapidamente se precipita rumo ao mar.Corre e enfrenta as ondas que quebram na praia e com ajuda de Poseidon, ultrapassa arrebentaçaõ das ondas e se distancia da praia cada vez mais
. Bolcher
As moças,desesperadas e surpresas , ao longe se agitam pedindo ajuda.
A jovem assustada não sabe o que fazer e se agarra ao touro para não cair.Morrendo de medo pede ajuda aos deuses do mar.
Zeus, sem parar de nadar, se revela a moça e diz quem é e porque esta em forma de touro.Se declara.
A moça se tranqüiliza e se deixa levar no balanço do mar sobre o dorso do animal.Obra de Rembrandt.

Desfecho:

Assim que chegaram à praia, ela, encantada com todo o acontecido e seduzida por Zeus não se retrai e se entrega ao Touro. Eles tiveram filhos (ai é outra estoria) .
O pai e irmãos da moça passam a procurá-la por uma grande região. Sem localizá-la passaram chamar a região esquadrinhada pelo nome da moça:Europa.
O rapto de Europa é mais uma das muitas lendas de raptos que há na mitologia Grega e Romana. Todas carregadas de muita sensualidade e erotismo.
Obra de Fernando Botero


Claro que os mestres da pintura se inspiraram nessa lenda para fazer seus trabalhos.
Alias, o Mito de Europa foi bastante utilizado por artistas de todos os setores e teve prestígio entre eles desde segunda década do Sec XVIII. Foi inspiração para representações artísticas diversificadas: ópera, teatro, balé, etc.
Esta tendência entendeu-se até final da década de 1770 quando Antonio Salieri, (eterno rival de Mozart) compôs uma ópera em Milão.

Obra de Veronese

Simbologia iconografica

O Touro: Zeus transformado em Touro pode simbolizar o caráter vital e a essência da forma e da matéria. É a representação do visível, do concreto, da revelação e expressão corporal no mais alto grau . O majestoso Touro pode simbolizar a perfeição, bondade, impulsividade ,superioridade,virilidade, potencia, força física e erótica. No mito, o Touro corre para não perder sua conquista, corre para expressar toda sua sensualidade, corre para concretizar o seu desejo e seu prazer.

A Virgem/span>: Jovem , moça.Pode representar a beleza imaculada ,pureza.Perfeição . A sensualidade em estado bruto .

Querubins:
No mundo celestial existe uma hierarquia, uma divisão de tarefas celestiais entre esses seres e os querubins que nas pinturas são representados por bebes gordinhos,sorridentes eram usados como elemento pictográfico para simbolizar a alegria e vitalidade sendo espalhadas .
Mar: Muita água junta em algumas culturas podem simbolizar multidão,em outras,simbolizam coragem ou força dos sentimentos que podem ser serenas ou avassaladoras.
Flor:
a Flor na iconografia pode se referir a moderação , amor,esperança,paixão ,fragilidade, feminilidade

Há varias leituras do mito de Europa feito por artistas de Escolas de Arte através dos séculos ,artistas famosos,artesãos, artistas anônimos.
Em boa parte das leituras do Mito de Europa há elementos iconografcos semelhantes.
Alexandru Radvan



Alexandru Radvan




















Jelena Stojkovc













Valentin Serov





Ludmila









Kagaya












Mosaico Romano




















Pablo Picasso

























Afresco:Pompeia



Martin de Vos













Noel Nicolas Coypel










Gustave Moreau



















2 comments:

  1. Belo e suave esse Blog.Gostei da abordagem dos mitos, a arte erótica e da sensualidade e suas iconografias bem escolhidas. Parabéns Nana. Retornarei mais vezes. Waldir Pedrosa

    ReplyDelete
  2. Adorei ler esta mitologia sobre a perpectiva de sua escrita.Ficou deliciosíssima!!!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador