Wednesday, December 26, 2007

THÉODORE GÉRICAULT (1791-1824) A BALSA DE MEDUSA (Museu do Louvre, Paris . 40,64 cm X 56,69 cm),


Um impressionante trabalho de THÉODORE GÉRICAULT cujo tema foi baseado em um acontecimento contemporâneo.Géricault praticamente fez um trabalho investigativo e jornalístico para fazer essa tela. Entrevistou alguns dos sobreviventes.Ouviu depoimentos, examinou corpos,montou em seu estúdio uma réplica da balsa para ter uma ideia mais realista da situação dos náufragos. Géricault ficou tão obcecado com essa história que chegou a se amarrar ao mastro de um pequeno barco durante uma tempestade, para melhor poder retratar o desespero dos sobreviventes.
Bem, a história da Balsa das Medusa começa com um naufrágio que causou um grande escândalo político. O Medusa era navio do governo Francês que transportava colonos franceses para África,mais precisamente, Senegal.Acontece que o navio desgraçadamente encalhou e afundou na costa oeste da África (próximo à costa de Marrocos em 2 de Julho de 1816), em virtude da incompetência do capitão, nomeado por motivos políticos. Contrariando o dito popular que diz queo capitão é o ultimo a abandonar o navio, ele ,o capitão e toda sua tripulação foram os primeiros a evacuar o navio e embarcaram nos barcos salva-vidas, improvisaram com os destroços do navio uma jangada .Nessa jangada haviam 149 passageiros amontoados . A certa altura cortaram a corda que puxava a balsa, deixando os pobres emigrantes à deriva sob o sol equatorial por 12 dias (há outros relatos que dizem que a tempestade os arrastou por mar aberto por mais de 27 dias sem rumo), sem comida nem água. Só 15 pessoas sobreviveram. Uma terrível história de incompetência, egoísmo, fome,medo,desespero, loucura e canibalismo.
Eduardo Belga,professor de desenho e artista plástico me fez um desafio. Eu deveria copiar a obra em grafite, analisar luz e sombra,perspectiva,escolher dois personagens da obra e fazer um estudo de luz,músculos e ossadura.Logo abaixo esta o resultado me custou muitas horas de trabalho . A obra possui muitos elementos, tentei facilitar a cópia e resolvi escanear e ampliarmas não tinha qualidade, tive que fazer tudo no "olhômetro" mesmo. Para ver melhor é só clicar nas imagens.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo em grafite da Balsa da Medusa-Nana Lopes

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo de luz e sombra em nanquin e guache


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo em grafite -Detalhe-Nana Lopes

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo de luz e sombra-detalhe-A Balsa da Medusa


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo de musculatura

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Estudo de ossos

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Nana Lopes
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Nana Lopes

3 comments:

  1. É um belo estudo sobre o trabalho do Géricault, mas não sei porque percebi algo de Goya y Lucientes, principalmente na fase final de sua obra, com suas gravuras em papel onde ele soltava os seus delírios e loucura em forma de de"monstros" pessoais... Vide "O sono da razão produz monstros" Besos en el alma...

    ReplyDelete
  2. essa e uma bela arte mas e muito assustador ele se aprofudou muito nas sua ilusoes!!!
    mas ele e um bom pintor.. esta de parabens

    ReplyDelete
  3. DOUGLAS ARTUSI:
    Quando conhecemos o contexto histórico em q a obra foi concebida, temos mais chances de vislumbrar sua essência. No início do séc XIX, os pintores Géricault e Delacroix,juntamente com os escritores Alexandre Dumas, Victor Hugo, Stendhal e Musset, tornan-se dotados de nova sensibilidade, que surpreende as pomposidades clássicas, com a fantasia, tragédia e humor...

    ReplyDelete

Pinceladas do observador