Thursday, December 06, 2007

Iconografia






A Iconografia Bizantina

iconografia bizantina, de acordo com a tradição cristã ortodoxa, desenvolveu-se primeiramente no Oriente. É a forma de arte que se tem usado no cristianismo desde a antiguidade e que se conservou até hoje na Igreja Ortodoxa, como expressão de sua fé.

As paredes e as abóbadas dos templos, assim como as casas dos fiéis são portadores destas obras de arte que anuncia, em linhas e em cores, a verdade eterna revelada nos Evangelhos: a Encarnação do Filho de Deus para a Salvação da humanidade e do Cosmo inteiro.

Assim, podemos entender que o ícone não é arte decorativa. Sua finalidade não é decorar a sala de uma casa, nem simplesmente o de embelezar um templo. É ao contrário, revelar e proclamar a Palavra de Deus, Sua Verdade Divina; ser meio de comunicação entre o CRENTE e Deus.


O ícone é uma unidade artística, espiritual e litúrgica que não pode ser separada da fé, oração e vida da Igreja. Anuncia o Reino aqui e agora e o faz presente.

Testemunho da Encarnação, o ícone é pintado conforme às normas iconográficas de tradição milenar, remontando a época apostólica.

A arte iconográfica comporta o anseio de que todo o cosmos seja santificado e transfigurado, tanto o material como o espiritual; com a convicção de que todo ser criado é bom; e que tudo pode ser portador da graça e motor de transfiguração da realidade que o cerca.



Em uma linguagem que equivale a pregação evangélica, o ícone é portador da graça e também de confissão de fé. Tal como a palavra escrita pode revelar Deus, assim também a palavra plasmada em linhas e cores o pode fazer. São Basílio Magno, do século IV, disse que “o que a palavra comunica pelo som, o faz o ícone em silêncio”.




O ícone não busca fazer uma representação física da pessoa representada nele. Não é um retrato, mas quer mostrar a vida transfigurada da pessoa, sua vida como chegou a ser iluminada por Deus, com a luz do Tabor, a luz da Transfiguração de Cristo.

É importante recordar que a veneração que se dá ao ícone está dirigida ao protótipo representado nele . São João Damasceno disse “ Não adoro a matéria , adoro o Criador da matéria, que se fez matéria por minha causa, que quis ter sua morada na matéria e que através da matéria propiciou minha salvação.”

O ícone, linguagem artística da Igreja, participa na vocação do ser humano: santificar e transfigurar o mundo e transformar tudo em um meio de comunhão eterna com Deus e seu Criador.









Fonte: Fonte: www.iglesiaortodoxa.cl -
Tradução do espanhol por: Pe. Paulo Augusto Tamanini

No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador