Saturday, August 11, 2007

DESENREDO-GUIMARÃES ROSA





ESTAVA EU HOJE OUVINDO A MÚSICA DESENREDO.
QUE COISA LINDA DE SE OUVIR!!É TÃO EMOTIVA,É TÃO SAUDOSA,TÃO BRASIL QUE CHEGA A DOER...ESSA BELA MÚSICA COMPOSTA POR DORI CAYME E PAULO CESAR PINHEIRO, FOI INSPIRADA EM DESENREDO - CONTO INTEGRANTE DE TUTAMÉIA - TERCEIRAS ESTÓRIAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA,MINEIRISSIMO,ESCRITOR DE GRANDE SERTÓES VEREDAS. TENHO LIGAÇÃO AFETIVA COM TUDO QUE GUIMARÃES ROSA (D)ESCREVEU,POIS NASCI NA REGIÃO EM QUE ELE TANTO AMAVA E SE REFERIA EM SEUS ESCRITOS,NELES VEJO MEUS PAIS E MUITAS VEZES ME VEJO NA VIDA DESSE DESSE POVO BREJEIRO, MINEIRO DAS VEREDAS ROSEANAS.
MAS VOLTANDO A MÚSICA QUE EU ESTAVA OUVINDO,ME VEIO A MENTE O CONTO ACIMA CITADO QUE NARRA UMA HISTORIA DE AMOR INCONDICIONAL,ACHO QUE O AMOR QUE TODO MUNDO GOSTARIA DE TER PARA SI,O AMOR QUE ACEITA,REDIME E RESTAURA.É A HISTORIA DO AMOR DE JÓ JOAQUIM " Jó Joaquim (...) era quieto, respeitado, bom ,como o cheiro de cerveja." ,JÓ APAIXONA POR UMA MULHER CASADA E NOTORIAMENTE INFIEL"Antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão. Aliás, casada. Sorriram-se, viram-se. Era infinitamente maio e Jó Joaquim pegou o amor. Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento.".
O NOME DA MULHER É TROCADO DURANTE O CONTO VÁRIAS VEZES,COM A MESMA RAPIDEZ QUE ELA TROCAVA DE JEITO DE SER.JÓ JOAQUIM TORNA-SE AMANTE DESSA MULHER,COM TODAS AS DELICIAS E DIFICULDADES DE UMA PAIXÃO PROIBIDA . NUMA REVIRAVOLTA INESPERADA,DESSAS QUE A VIDA PODE DAR, O MARIDO MORRE.ACABA AI O IMPEDIMENTO PARA O AMOR DELES SE TORNAR VERDADEIRO E ELE SE CASA SEM PENSAR,E ELA CONTINUA COM SUA PERSONALIDADE INFIEL.NESSE MOMENTO É QUE ENTRA A QUESTÃO DO AMOR INCONDICIONAL E FINALMENTE O DESENREDO.ELE A CONHECE,SABE DE SUA FRAQUESA QUANTO A FIDELIDADE,MAS A AMA, E COMEÇA NUMA ESPÉCIE DE PEREGRINAÇÃO E NÃO É POR ACASO QUE GUIMARAES ROSA BATIZOU O PROTAGONISTA COM O NOME DE DE JÓ,É UMA CITAÇÃO AO PIEDOSO,FIEL E PACIENTE JÓ, O DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
POR ONDE JÓ JOAQUIM PASSA REDESENHA A HISTORIA DA MULHER, DIZ A TODOS QUE A MULHER É FIEL,PURA,BOA. ELE COMEÇA UM PROCESSO PARA DESCALUNIÁ-LA.DISSE QUE ELA JAMAIS TEVE AMANTES,NEM UM SE QUER E TAL FOI A FORMA OBSTINADA QUE SUA ESTÓRIA ERA TRANSMITIDA POR ELE,COM TANTA VEROSSIMIDADE ,TANTA QUE ELE MESMO COMEÇOU A ACREDITAR EM SUA PRÓPRIA INVENÇÃO, E ISSO DEU CREDIBILIDADE AO SEU SONHO E TUDO QUE COMEÇOU A FAZER SENTIDO PARA ELE E AS PESSOAS COMEÇARAM A APAGAR AS VELHAS FOFOCAS E CONVERSINHAS SOBRE SUA MULHER, ABSORVENDO AS NOVAS INFORMAÇÕES DE JÓ JOAQUIM E COMO UM MILAGRE ELA FOI GANHANDO RESPEITO.
SEM DÚVIDA É UMA ESTÓRIA DE VIDA EXORCIZADA PELA PALAVRA.UMA HISTÓRIA QUE PODERIA ACABAR EM TRAGÉDIA COMO QUASE TODA ESTÓRIA E HISTORIAS DE TRAIÇÃO.PALAVRAS DE AMOR DE JÓ JOAQUIM.ELA A MULHER DESACALUNIADA, AO VER SUA IMAGEM LÍMPIDA E IMACULADA PELO MARIDO,PARA FAZER JUS A FAMA DA SUA NOVA ESTÓRIA, TRANSFORMOU-SE VERDADEIRAMENTE NUMA MULHER HONRADA ,AMOROSA ,FIEL E PURIFICADA,ASSIM COMO O SONHO DO BOM JÓ..


“O verdadeiro pode às vezes não ser verossímil.”

(BOILEAU, A arte poética)




DESENREDO
Musica de Dori Cayme e Paulo César Pinheiro

Por toda terra que passo
Me espanta tudo o que vejo
A morte tece seu fio
De vida feita ao avesso

O olhar que prende anda solto
O olhar que solta anda preso
Mas quando eu chego
Eu me enredo
Nas tranças do teu desejo

O mundo todo marcado
A ferro, fogo e desprezo
A vida é o fio do tempo
A morte é o fim do novelo

O olhar que assusta
Anda morto
O olhar que avisa
Anda aceso

Mas quando eu chego
Eu me perco
Nas tramas do teu segredo

Ê, Minas
Ê, Minas
É hora de partir
Eu vou
Vou-me embora pra bem longe

A cera da vela queimando
O homem fazendo o seu preço
A morte que a vida anda armando
A vida que a morte anda tendo

O olhar mais fraco anda afoito
O olhar mais forte, indefeso
Mas quando eu chego
Eu me enrosco
Nas cordas do teu cabelo

Ê, Minas
Ê, Minas
É hora de partir
Eu vou
Vou-me embora pra bem longe

1 comment:

  1. Belíssima postagem, Nana!!
    Como é bem ter pessoas como você no mundo. Enxergar a alma das pessoas não é pra qualquer um não!
    Beijos!

    Parabéns!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador