Wednesday, June 20, 2007

ARTE E PSICANÁLISE-FREUD E SALVADOR DALI

"O primeiro tema que instigou Freud a se preocupar com a questão ética foi o dos sonhos. No texto "Interpretação dos sonhos" de 1900, ele se questionava sobre a influência das avaliações morais do sujeito acordado na sua produção onírica."
"


"O Surrealismo surgiu propondo utopicamente a criação de uma realidade absoluta , livre de contradições .Ele era otimista , positivo , construtivo ; ansiava por uma nova forma de beleza ,de comportamento , procurava um meio de tornar o ser humano livre . Tendo interpretado a teoria freudiana ao seu modo, identificaram o inconsciente ao "maravilhoso", a via através da qual o homem alcançaria seu ideal de liberdade . Assim , sua produção artística refletia este ideal elaborando técnicas que teoricamente facilitariam o acesso do artista aos conteúdos inconscientes."

"
Freud afirma que há claramente elementos do ser moral de cada sujeito em seus sonhos, que estes não são "deformados ", "camuflados" impunemente . Na sua concepção os sonhos revelam o "lado mau " do sujeito que todos tentam dissimular através da proposição filosófica de que o homem tende à evolução. "


O texto "Interpretações dos sonhos " , indica que os sonhos possuem a estrutura de uma frase , "sendo portadores de uma elaboração retórica articulada através de deslocamentos sintáticos e condensações semânticas que em algum nível enunciam a intenção do sonho" Ou seja , os sonhos significam algo para além do que anunciam num primeiro momento .



"O artista originalmente se afasta da realidade e deixa livre em sua fantasia desejos eróticos e ambições com os quais cria novas realidades admitidas pelos demais homens que admiram as valiosas imagens criadas e idolatram o artista como herói , via pela qual se compensam da insatisfação a que se submetem"S.F..




O conceito freudiano de castração vem indicar a configuração psíquica da perda do "natural", com a qual o sujeito paga sua inscrição no mundo simbólico. O phallus indica o que é visado pelo sujeito, representa aquilo que lhe falta. É a falta do pleno que faz o sujeito desejante




"A pulsão de morte subverte as coisas e se endereça ao universo da disrupção , da separação, da destruição."21



"A semelhança entre a figura de Narciso e a imagem da mão de pedra e do ovo leva-as a se fundir numa espécie de imagem dupla ."


Dali decidiu pintar o instante da transformação de Narciso em flor .Na parte esquerda do quadro , um jovem ajoelhado mira o próprio reflexo nas águas . A medida que o expectador olha para essa imagem , decodificando a complicada pose dos joelhos e dos braços , vai ficando evidente que ela tem um formato exatamente igual à imagem da parte direita , que mostra uma mão de pedra que segura um ovo de onde nasce um narciso . Uma vez percebida essa forma , tendo a vista percorrido toda a superfície da tela , torna-se difícil retornar a Narciso sem rever involuntariamente , projetada sobre seu corpo , a imagem da pedra segurando o ovo . É o seu destino . A punição ocorre enquanto o espectador vê a pintura . É o expectador o responsável pela metamorfose de Narciso



A busca de um espírito livre , contestador e do mundo maravilhoso do inconsciente tornou o Surrealismo um dos mais importantes momentos da arte modernista . Nos turbulentos anos 20, quando o industrializado Ocidente vivia as seqüelas da barbárie da Primeira Guerra Mundial , o Surrealismo surgiu conjugando amor e política, cotidiano e sonho


abram as portas ao sonho, dêem lugar ao automatismo! Vamos ver o homem tal como é, seremos homens por inteiro, "desacorrentados", libertos, ousando tomar em fim consciência de nossos desejos, e ousando realizá-los. Basta de escuridão


Maldita seja a lógica, em primeiro lugar. Aqui ela precisa ser associada, vencida, reduzida a nada. Não há mais verbos, nem sujeitos, nem complemento. Existem palavras que podem significar coisa diferente daquilo que dizem na realidade.


"O olho existe em estado selvagem. As maravilhas da terra a cem pés de altura, as maravilhas do mar a cem pés de profundidade, têm por única testemunha o olho selvagem, cuja cor remonta todo o arco-íris [...] A necessidade de fixar imagens visuais, preexistentes ou não, o ato de fixar-se nelas, exteriorizou-se desde tempos imemoriais e levou a formação de uma verdadeira linguagem que não me parece mais artificial do que a linguagem falada."BRETON


Dalí identifica seis categorias de objetos surrealistas: Objetos de funcionamento simbólico (origem automática); objetos transubstanciados (origem afetiva ); objetos a ser projetados (origem onírica); objetos embrulhados (fantasias diurnas); objetos mecânicos (fantasias experimentais); objetos moldados (origem hipnagógica) .

FONTE: A UTOPIA DOS SONHOS

Considerações sobre a Ética da Psicanálise e o Surrealismo.

Fernanda Coutinho Machado

8 comments:

  1. Marcelo Henrique Marques de SouzaFriday, 18 January, 2008

    Muito bom..
    Não só a escritura, mas a escolha dos quadros do Dali e a relevância do tema.
    Achei o texto por acaso no Google.
    Parabéns.

    ReplyDelete
  2. Também achei por acaso ao pesquisar sobre A Metamorfose de Narciso. Tá ótimo. Eu adoro surrealismo e é importante notar que o nosso momento histórico ainda necessita de alguns toques da teoria surrealista.

    ReplyDelete
  3. O céu não está em cima, ou embaixo ou à direita ou à esquerda; está no centro do peito do homem que tem fé. Salvador Dali...

    Além de um excelente pintor, um grande poeta!

    Muito bom seu blog!

    ReplyDelete
  4. Pesquisando na internet para um trabalho me deparei com o seu blog.
    Tão bonita a seleção de quadros quanto profundas são as análises e referências psicanaliticas a que remetem.
    Parabéns!
    Aproveito para solicitar permissão para continuar postado no meu blog, com o devido crédito o texto relacionado a Narciso que não resisti e copiei.
    Novamente, parabéns!
    Suely Monteiro
    www.suelymonteiro.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Quem é o autor de utopia dos sonhos e considerações sobre a ética da psicanalisee o surrealismo?
    cordialmente lucy

    ReplyDelete
  6. Quem é o autor de utopia dos sonhos e considerações sobre a ética da psicanalisee o surrealismo?
    cordialmente lucy

    ReplyDelete
  7. Estou pesquisando Dante e Dali sobre o tema Divina Comédia e suas preciosas indicações na relação entre o pensamento Freudiano e o Surrealismo são muito interessantes.

    ReplyDelete

Pinceladas do observador