Saturday, May 05, 2007

SAUDADE


LEMBRANÇA SUAVE DE PESSOAS COISAS E SITUAÇÕES DISTANTES,EXTINTAS QUE É ACOMPANHADA DE DESEJO DE AS TORNAR A VER,SENTIR OU POSSUIR;PESAR PELA AUSÊNCIA DE ALGUÉM QUERIDO O DE UM TEMPO QUE NÃO PODE MAIS VOLTAR...NOSTALGIA. PUTZ!POR QUE SINTO TANTA SAUDADE?ACHO QUE JÁ NASCI COM SAUDADE.NÃO SEI EXPLICAR ESSA NOSTALGIA INFINITA, AFINAL SOMENTE DEPOIS DE ADULTA QUE SENTI NA PELE A SAUDADE DE FATO,COM MUITA DOR,E TODAS AS MAZELAS QUE ELA TRAZ.PASSEI UMA INFANCIA MUITO FELIZ ,DESPREOCUPADA E COM POUCAS PERDAS SIGNIFICATIVAS , EXCETO DE UM TIO AMADO,IRMÃO DA MINHA MÃE,QUE FALECEU AQUI LOGO NO INICIO DE BRASILIA. ERA UM HOMEM LINDO,ALTO,UMA VOZ SERENA GRAVE E AFINADA,UM BELO PAR DE OLHOS AZUIS INDESCRITÍVEIS E POR ISSO GANHOU O APELIDO DE GATO.ERA LUTIER E MÚSICO E METIDO A INVENTOR,DEMONSTRAVA UM GRANDE PONTENCIAL ARTISTICO , E É CLARO TODA INQUIETUDE QUE SÃO INERENTES A QUEM TEM ESSE POTENCIAL.QUANDO VEIO MORAR CONOSCO FOI UMA ALEGRIA PRA MIM,AFINAL ERA MEU TIO PREFERIDO.O QUE MAIS ME MIMAVA,O QUE MAIS ME OUVIA.TINHA UM CONJUNTO QUE TOCAVA EM EVENTOS EM BRASILIA E NA ULTIMA VEZ QUE O VI,ELE ESTAVA FAZENDO A BARBA,(IH! SABE QUE NUNCA TINHA PENSANDO NISSO,DEVE SER POR ISSO QUE TENHO UM CERTO FETICHE POR HOMENS FAZENDO BARBA, RSS,)FICAVA OBSERVANDO TODO RITUAL , A AGUA FERVENTE, A TIGELINHA COM O PINCEL E ESPUMA ,A NAVALHA,TOALHA BRANCA,ROSTO COM ESPUMA BRANQUINHA,A MESMA GRACINHA DE DIZER QUE ERA PAPAI NOEL,A ESPUMA BRANCA COM UM FIO DE SANGUE.NAVALHA SEMPRE FAZ DESSAS, DEPOIS O ROSTO LISINHO,AGUA VELVET, PULOS ENGRAÇADOS PRA BRINCAR COM O ARDOR DO ALCOOL NOS CORTES,GOSTAVA DE PASSAR A MÃO NO ROSTO LISINHO...) LEMBRO-ME COMO HOJE DE TODOS OS MOVIMENTOS E PALAVRAS E EU NA MINHA CURIOSIDADE PECULIAR DE MENINA E FÃ ,FIZ AQUELA VELHA PERGUNTA INCOVENIENTE TÍPICA DOS 5/6 ANOS: QUE IDADE E LE TINHA , E ELE ME RESPONDEU:"TENHO 33 ANOS PRINCESA, A IDADE DE JESUS CRISTO",ACHEI MAIS QUE PERFEITA ESSA FRASE!!ME CHAMOU DE PRINCESA, E AINDA DISSE QUE TINHA A IDADE DE CRISTO. NESSA ÉPOCA TODA IMAGEM DE CRISTO QUE TINHAMOS ERA DE UM JESUS LOIRO, DE OLHOS AZUIS E PARA MIM FICOU PERFEITO TER A CARA,JEITO E VOZ DE MEU TIO NA FIGURA DE JESUS.PERGUNTEI ONDE ELE IA E SEU PODIA IR TAMBÉM,JOGUEI AQUELE CHARME QUE SÓ AS MENININHAS SABEM FAZER COM 6 ANOS,TODA DENGOSA, MAS E ELE ME DISSE QUE IRIA TOCAR NUMA FESTA NO ITAMARATY,

E QUE CRIANÇA NÃO PODERIA ENTRAR.ERA UMA TARDE DE SÁBADO ,ELE SE FOI COM OS AMIGOS PARA O ENSAIO E DE LÁ NÃO VOLTOU.PASSEI UMA PARTE DA NOITE IMAGINANDO MEU BELO TIO TOCANDO NA FESTA,AS MUSICAS EU SABIA MAIS OU MENOS QUAIS SERIAM,POIS COSTUMAVAM ENSAIAR NA GARAGEM DE CASA.AMAVA OUVI-LOS E BRINCAR COM OS INSTRUMENTOS.E NESSE DIA ANTES DE IR ELE ME PROMETEU QUE ME ENSINARIA A TOCAR VIOLÃO E SE FOI ME DEIXANDO COM ESSA ESPERANÇA DE APRENDER A TOCAR PRA PODER IR COM ELE ÀS FESTAS. NUNCA MAIS VOLTEI A VE-LO.PASSARAM-SE DIAS SEM NOTICIAS, MINHA MÃE PREOCUPADÍSSIMA, ATÉ NA MANHÃ DE QUARTA FEIRA ,MEU PAI SAI PARA O TRABALHO E VOLTA LOGO EM SEGUIDA COM UM JORNAL AMASSADO -EDIÇÃO DE DOMINGO NA MÃO(ACHEI ESTRANHO POIS MEU PAI NUNCA FOI DADO A LEITURA,NUNCA O VI COM UM JORNAL NA MÃO ATE ENTÃO),INTUI QUE ALGO ERRADO ESTAVA ACONTECENDO.ERA ELE .MEU TIO NO JORNAL. MORREU TRAGICAMENTE NA MADRUGADA DE SÁBADO PARA DOMINGO QUANDO TENTAVA VOLTAR MAIS CEDO PRA CASA.NÃO HAVIA ENDEREÇO EM SUAS COISAS E DOCUMENTOS, E NÃO HAVIA TELEFONES RESIDENCIAS EM TAGUATINGA NA ÉPOCA PORTANTO NÃO TINHA COMO NOS ENCONTRAR.BRASILIA NA DÉCADA DE 60 ERA TÃO COMPLICADA E DIFICIL PARA QUEM MORAVA EM SATÉLITE!! ...AINDA ME LEMBRO DO GRITO DE TERROR E DOR QUE MINHA MAE DEU ANTES DE DESMAIAR COM UMA BACIA DE FEIJÃO QUE ELA ACABARA DE LIMPAR PARA POR DE MOLHO!!FOI CHOCANTE, EU NÃO ENTENDIA MUITO BEM O SIGNIFICADO VERDADEIRO DO QUE ESTAVA ACONTECENDO,MAS SABIA QUE DEPOIS DISSO MUITA COISA MUDARIA.MINHA MÃE FICOU DEPRESSIVA POR MAIS DE UM ANO, NÃO CANTAVA MAIS ,QUASE NAO SORRIA,A CASA TINHA PERDIDO A GRAÇA E A LUZ,PARECIA UM FANTASMA.ERA TRISTE DE VER O SOFRIMENTO DELA, E EU CUIDAVA PRA NAO DEMONSTRAR QUE ESTAVA PROFUNDAMENTE TRISTE PRA NÃO DEIXA-LA MAIS PREOCUPADA AINDA,MAS HAVIA PERDIDO MEU MELHOR AMIGO...E ESSA FOI A MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PERDA IMPORTANTE,MINHA PRIMEIRA SAUDADE DOÍDA.

EU REALMENTE SÓ FUI TER A NOÇÃO DE SAUDADE,DAQUELA QUE TE ABRE AS ENTRANHAS,TE RASGA PRO DENTRO,TE VIRA DO AVESSO,ESMAGA O CORAÇÃO, DEPOIS QUE MINHA MÃE SE FOI,MUDEI CONCEITOS,JEITO,VISÃO DO MUNDO E DAS COISAS.TUDO!!A MORTE DA MINHA MAE ME PASSOU PARA OUTRA DIMENSÃO, E ACREDITO QUE MAIOR IMPACTO QUE ESSE SÓ A MORTE DE UM FILHO.QUE DEUS ME PROTEJA DISSO!!

NÃO ESTOU TRISTE,SOMENTE HÁ UMA SENSAÇÃO DE UMA PARTE DE MIM QUE FOI AMPUTADA , VC NÃO A TEM MAIS,MAS A SENTE.NÃO É ASSIM QUE DIZEM QUE ACONTECE QUANDO SE PERDE UM MEMBRO??É ASSIM QUE SINTO SAUDADE.NÃO,NÃO ESTOU MORBIDA,INFELIZ OU DEPRIMIDA.SAUDOSA SIM, MUITO. MINHA MAE ERA A MINHA MELHOR OUVINTE,ERA MEU DIARIO REAL, TODOS OS DIAS RELIGIOSAMENTE PASSAVAMOS ALGUNS MOMENTOS, MESMO QUE POR TELEFONE, PARA POR AS COISAS DO DIA EM PAUTA,FALAR ABOBRINHAS,COISAS SÉRIAS,CONTAR ALGO ENGRAÇADO.AMAVA FAZÊ-LA RIR,ELA SEMPRE FOI DONA DE CASA E SEU UNIVERSO ESTAVA RESTRITO A LEITURA, A FAMILIA , LAR E SEUS AFAZERES,EU ERA UMA PONTE PRO OUTRO LADO,TRAZIA IMPRESSOES DA RUA E ELA SE DIVERTIA,E AO MESMO TEMPO ABRIA MEUS OLHOS POIS TINHA A LUPA DA EXPERIENCIA E A NEUTRALIDADE DE QUEM É ESPECTADOR... EU FALAVA,FALAVA,OUVIA , FALAVA E FALAVA MAIS AINDA. ELA OUVIA,OPNAVA E OUVIA,PACIENTEMENTE...TALVEZ SEJA POR ISSO QUE JAMAIS ESCREVI UM DIÁRIO, ELA SACIAVA A MINHA VONTADE DE CONTAR COISAS,RELATAR VISÕES E IDÉIAS .
LOGO ABAIXO VOU POSTAR O TEXTO MAIS LINDO E POÉTICA QUE JA LI SOBRE SAUDADE, EXPRESSA EXATAMENTE E TÃO PERFEITAMENTE O QUE EU SINTO QUE FIQUEI EMOCIONADA AO LE-LO.ENCONTREI ANO PASSADO NUMA DESSAS VIAGENS VIRTUAIS...NA MINHA HUMILDE OPNIÃO DE APRECIADORA DE PALAVRAS BEM ESCRITAS, É PERFEITO!!!
"Amorosamente, a saudade se instala no alpendre do tempo... Na sisudez das horas, já não esconde o cansaço do corpo, a rouquidão do canto e o desassossego da alma. A saudade muda o semblante das estações, instala uma sintaxe de estrelas e expõe seus vincos com a alquimia dos sonhos. A saudade banha-se no rio de todas as infâncias, pula as cercas vivas do pensamento, guarda a limpidez das primeiras águas, roça a linha divisória da melancolia suave e dilacerante, sublima a sombra dos sentimentos patéticos, delineia o sentido primordial das perdas e, no limiar da viagem, dissolve a fragrância errante do necessário amor... Razão e irrazão palpitam, como súplica, em sua febre de encontro. Liberdade e tirania misturam-se ao script das ausências azulejadas. Ao redor dos dias, a saudade reboca o chão forasteiro de cada reminiscência e acumula as lições do tempo. De quantas saudades é feito o homem? De tantas quanto a vista captura. De tantas quanto o desejo morde. De tantas quanto a dúvida decifra. De tantas quanto o calendário rebenta. De tantas quanto a dor soçobra. De tantas quanto a escrita exibe".LEONTINO FILHO É UM POETA QUE EU NAO CONHECIA,MAS PASSEI ADMIRAR,É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE



No comments:

Post a Comment

Pinceladas do observador