Tuesday, May 29, 2007

GROTESCO




DESARMONIA ENTRE PARTES DO CONJUNTO, O TRAGICÔMICO E O MUNDO TORNADO ESTRANHO[...]É RESULTANTE DO EFEITO PSÍQUICO QUE CAUSAM EM NÓS





VÁRIAS SENSAÇÕES,EVIDENTEMENTE CONTRADITÓRIAS,SÃO SUSCITADAS:UM SORRISO SOBRE AS DEFORMIDADES, UM ASCO ANTE O HORRIPILANTE E O MONSTRUOSO EM SI.COMO SENSAÇÃO FUNDAMENTAL[...] APARECE ASSOMBROSO, UM TERROR, UMA ANGÚSTIA PERPLEXA, COMO SE O MUNDO ESTIVESSE SAINDO FORA DOS EIXOS E JÁ NÃO ENCONTRASSÉMOS APOIO NENHUM."



"Jenny Saville, nascida em Cambridge em 1970, faz pinturas em grandes formatos onde pinta imagens ou fotografa a si mesma em posições exdrúxulas e bizarras. A sua imagem é pintada com muitas tonalidades de pele que se assemelham à maneira do pintor Lucian Freud (1922-), neto do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939). Longe de ser uma superfície contínua, lisa e sedosa, essas tonalidades dão à pele uma descontinuidade no tecido produzindo manchas e feridas. Somando-se a essa característica a desproporção das partes e os ângulos bizarros, a artista cria uma imagem de si mesma que é aterradora e repugnante."




O GROTESCO EMBARALHA NOSSAS SENSAÇÕES COMSITUAÇÕES PARADOXAIS,SEM COERÊNCIA APARENTE; NA DISJUNÇÃO DA ORDEM DAS COISAS COMEÇAMOS A VER MONSTRUOSAS CONVIVENDO AO NOSSO LADO, É POR ISSO QUE DIZEMOS QUE O GROTESCO É NOSSO MUNDO E AO MESMO TEMPO NÃO O É.




O inglês Francis Bacon, falecido em 1992, talvez seja o artista do final do século XX que mais produziu obras esteticamente grotescas. O estranhamento que temos diante das deformações de rostos e corpos pintados de modo preciso e gestual continua e continuará a nos impressionar por muitos anos.





Cabeças Grotescas é o nome de um desenho de Leonardo Da Vinci. É a mistura com caricatura com desenho(caricatura de reis).







"John Currin, americano nascido no Colorado em 1962, prefere o grotesco-cômico para a sua obra, que oscila mais para a caricatura de costumes. Mas, escolhida a pintura a óleo como técnica, as imagens adentram o terreno da pintura, adquirem a sobriedade do meio e se tomam mais sérias que uma simples caricatura. Sua intenção é criar, numa mistura entre a caricatura e a pintura, uma desarticulação das categorias da arte, uma mistura que o faz por exemplo colocar rostos de boneco em pessoas pintadas quase de modo realista. Nessa junção entre a fantasia de ser meio boneco meio gente não conseguimos nos situar, ficamos perplexos tentando decifrar o porquê da nossa confusão. Além disso, todos os personagens parecem possuídos por uma loucura esquizofrênica; são sorrisos estranhos, pescoços enormes, cabeças desproporcionais; o mundo se desarticula, mistura-se com a fantasia; é na junção do imaginário com o real que nos vem o assombro do grotesco. O artista cria, nessa junção, uma terceira imagem, que não representa simplesmente um capricho fantasioso, mas espelha as distorções da condição humana, a sociedade e o homem: "o mundo do grotesco é o nosso mundo - e não o é. O horror, mesclado ao sorriso, tem seu fundamento justamente na experiência de que nosso mundo confiável e aparentemente arrimado numa ordem bem firme se alheia sob a irrupção de poderes abismais, se desarticula nas juntas e nas formas e se dissolve em suas ordenações"2.
1 Kayser, W. o grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2003. p. 3l.
2 id. p. 40



Grotesco é um derivado do termo latino "grotto" que significa gruta ou pequena caverna. A expressão grotesco surgiu no século catorze quando foram descobertos soterrados em Roma, por acaso, corredores e salões do antigo complexo palacial Domus Aurea, uma construção requisitada pelo imperador Nero após o grande incêndio que consumiu boa parte da cidade em 64 D.E.C. (o qual se atribui a ele). Nestes espaços subterrâneos reabertos depois de quase mil e quinhentos anos foram descobertas imagens, figuras, estátuas compostas de pessoas ou deidades metade gente e metade animal ou metade figura mítica. A palavra e expressão grotesco passou a ser utilizada não somente em meios artísticos mas também em outras áreas como, por exemplo, na literatura e arquitetura.
FONTE:WIKIPEDIA

2 comments:

  1. Eis o link para uma obra interessante sobre o grotesco e disponível gratuitamente:

    http://www.culturaacademica.com.br/titulo_view.asp?ID=36

    ReplyDelete
  2. Obrigadissima anõnimo.
    Me aguçou a curiosidade.Volte sempre!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador