Wednesday, April 11, 2007

PRIMEIROS BRASILEIROS POR ESCOLHA

‘‘Deu a nau um balanço grande, com que lançou o pobre grumete por cima da gávea, que veio pelo ar cair ao mar (...) e desfazendo a cabeça em pedaços com os miolos fora dela, nas vergas que todas ficaram tinta de seu sangue’’ Henrique Dias, na Relação de Viagem e Naufrágio da Nau São Paulo (1560)
COM O INICIO DO MÊS DE ABRIL,PÁSCOA,DESCOBRIMENTO, E TODAS OS EVENTOS QUE COSTUMAM ACONTECER NESTE PERÍODO,HOJE ESTAVA PENSANDO SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E SEUS PRIMEIROS ANOS.VOU FAZER UMA SERIE DE POSTAGENS E GOSTARIA DE LER OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS CAROS LEITORES DESSE HUMILDE BLOG,RSSSS.
COM AS GRANDES EXPEDIÇÕES AUMENTOU A PROCURA E RECRUTAMENTO DE TRIPULAÇÃO PARA ESSAS VIAGENS, E É NESSE EXATO MOMENTO QUE ENTRA NA HISTÓRIA OS HEROIS DA POSTAGEM DE HOJE-"OS GRUMETES".LOGO ABAIXO HÁ ALGUMAS PINTURAS REFERENTES AO PERÍODO DAS GRANDES EXPEDIÇÕES, SE OBSERVAR PODE VER QUE EM ALGUMAS DELAS HÁ PESSOAS ACORRENTADAS,SÃO PESSOAS QUE ERAM LEVADAS PARA O NAVIO CONTRA AS SUAS VONTADES E OS GRUMETES MUITAS VEZES SE ENQUADRAM NESSE CONTEXTO.VOU COMENTAR ESPECIALMENTE SOBRE ESSAS PRIMEIRAS CRIANÇAS BRANCAS QUE PISARAM NA ABENÇOADA TERRA BRASILIS.
OS GRUMETES,ERAM MENINOS DE FAIXA ETÁRIA QUE OSCILAVA ENTRE 9 E 16 ANOS ,QUE ERAM RECRUTADOS PARA ESSAS VIAGENS,NÃO RARO OS PAIS PRATICAMENTE OS VENDIAM,POIS RECEBIAM O SOLDO DE SEUS FILHOS ANTES DA VIAGEM, E ATÉ MESMO NO CASO DA MORTE DELES,OS PAIS RECEBIAM O SALÁRIO VITALÍCIO PELA PERDA,RECEBIAM PELO SERVIÇO UM VALOR MUITO ABAIXO DE QUALQUER MEMBRO DA TRIPULAÇÃO E FAZIAM OS PIORES TRABALHOS NELAS.TAREFAS PESADAS COMO LIMPAR E TRATAR DOS ANIMAIS VIVOS LEVADOS NO NAVIO,COSTURAVAM AS VELAS ,LIMPAVAM O CONVÉS E PORÃO QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ERA UMA VERDADEIRA DESORDEM POIS ESTAVA ABARROTADA DE BARRIS,BAÚS,E COISAS DIVERSAS. ESSES MENINOS NAO TINHAM ONDE DORMIR POR FALTA DE ESPAÇO E LHES RESTAVA APENAS O CONVES, ,OU SEJA, SOL,AO RELENTO,COM FRIO OU CHUVA E ERA MUITO COMUM EM MEIO A TEMPESTADES ESSAS CRIANÇAS SEREM LANÇADAS AO MAR,POIS ERAM FRÁGEIS E PEQUENAS E O MAR NESSE PERIODO TRANSFORMO-SE NO CEMITÉRIO DESSAS INFELIZES CRIATURAS.IMPRESSIONANTE O CONTEÚDO DESSE TEXTO :‘‘Deu a nau um balanço grande, com que lançou o pobre grumete por cima da gávea, que veio pelo ar cair ao mar (...) e desfazendo a cabeça em pedaços com os miolos fora dela, nas vergas que todas ficaram tinta de seu sangue’’ Henrique Dias, na Relação de Viagem e Naufrágio da Nau São Paulo (1560) NÃO VIAM A COR DO PAGAMENTO DESSE TRABALHO TÃO DURO E PERIGOSO,ERAM CHICOTEADOS E SOFRIAM CASTIGOS CRUEIS
SE SE REBELASSEM,NÃO TINHAM DIREITO A UMA CAMA,NEM A UM LOCAL ADEQUADO PARA GUARDAR SEUS PERTENCES,PARA SE ALIMENTAR RECEBIAM POR DIA UM LITRO E MEIO DE AGUA, (ESTRAGADA, QUE POR FALTA DE CONDIÇÕES DE HIGIENE TINHA CHEIRO INSUPORTÁVEL,POR ESSE MOTIVO SOFRIAM DE TERRIVEIS DIARREIAS E CRISES DE VÔMITO,)UM LITRO E MEIO DE VINHO,UM TIPO DE BISCOITO DE AGUA E SAL QUE EMBOLORAVA POUCO TEMPO DEPOIS QUE A VIAGEM SE INICIAVA,UMA QUANTIDADE DE CARNE POR MÊS QUE ENTRAVA EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO RAPIDAMENTE,PERDIAM OS DENTES POR PELA FALTA DE ALIMENTOS FRESCOS E CARÊNCIA DE VITAMINA C ,E O ESCOBURTO FAZIA ESTRAGOS NAS GENGIVAS DE TODOS OS TRIPUTANTES NESSE CASO,ALGUNS PERDIAM TODOS OS DENTES EM 5 OU 6 MESES DE VIAGEM,ERAM ATACADOS POR PIOLHOS,SOFRIAM ABUSO SEXUAL ,POIS NAO ERA PERMITIDO PRESENÇA FEMININA NAS NAUS E MUITOS SE PROSTITUIAM PARA OBTER FAVORES E PROTEÇÃO DOS HOMENS MAIS VELHOS. E PRA FICAR MAIS CRUEL O QUADRO , COM A SAÚDE FRAGILIZADA PELA FALTA DE ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO NO NAVIO,CHEGAVAM A COMER BARATAS E RATOS,QUANDO MORRIAM,SERVIAM DE ALIMENTOS PARA OS PÁSSAROS E ESSES PÁSSAROS SERVIAM DE ALIMENTO PARA OS GRUMETES.TRISTE E SINISTRO BANQUETE!!!!VIVENDO DURANTE MESES NUM INFERNO EM FORMA DE EMBARCAÇÃO,NÃO É DE SE ADMIRAR QUE AO ENCONTRAR AS TERRAS BRASILEIRAS,DESEMBARCAR EM PRAIAS LINDAS,ENSOLARADAS,FRUTAS SUCULENTAS,CLIMA AGRADÁVEL,AGUA FRESCA E LIMPA ESSES GRUMETES ACABARAM POR SER TORNAR OS PRIMEIROS BRASILEIROS POR ESCOLHA.MUITOS DELES FUGIRAM DOS NAVIOS E OPTARAM EM VIVER ENTRE OS ÍNDIOS,DITOS SELVAGENS DO QUE VOLTAR A VELHA E CIVILIZADA EUROPA. ESSA BREVE HISTÓRIA TE FEZ LEMBRAR DE OUTRAS,ATÉ MESMO BEM RECENTES?AGUARDEM OS PROXIMOS CAPÍTULOS,AVIVEMOS NOSSAS MEMORIAS!!!!





































3 comments:

  1. o pior é saber que qdo chegaram no Brasil, tb abusaram dos nossos indiozinhos e das nossas índias...
    nem precisamos ir tão longe, o trabalho escravo de adultos e crianças ainda existe aqui nesta terra tão explorada(no pior sentido)!!!

    ReplyDelete
  2. Oi Nanalisa

    Sou Evandro, professor de Língua e Literatura. Atualmente faço um projeto de aulas na internet. A idéia é o melhor da internet para educação.

    Estava fazendo uma aula para a 7a série e encontrei seu blog. A idéia é fazer uma ponte entre História e Literatura, contando as duas no través das estórias. A primeira estória da História é a dos dois grumetes da frota de Cabral que ficaram por aqui e esta historiao é um eixo interessante e humano para as Grandes Navegações.

    Se tiver interesse em conhecer o projeto, mande um email para evandrocastilho@yahoo.com.br

    Lindo seu blog!!!!!

    Um abraço,
    Evandro

    ReplyDelete
  3. Oi, Nanalisa.

    Além da referência ao seu trabalho no site, estamos produzindo um e-book da Unidade 1, com quatro painéis. O tópico 4 do painel 2 tem como objetivo propor aos alunos como foi a vida dos grumetes no Brasil.

    Amanhã (domingo) devo colocar no ar no seguinte endereço:
    http://port7keditfundamental.jimdo.com/un-1-literatura-e-viagens-s%C3%A9culo-xvi-brasil-nomes-verbos-e-ordem-direta/imprima-sua-aula-gr%C3%A1tis/

    Um abraço e bom domingo.

    Evandro

    ReplyDelete

Pinceladas do observador