Tuesday, January 23, 2007

UMA FLOR PARA DI CAVALCANTE




Uma flor para Di Cavalcante




Esta é uma flor para Di,
uma flor em forma di-ferente: de flor-mulher,desabrochada onde quer que exista amor e verão.
Verão como a cor cinti-la nas curvas, e sorrinesse púrpuro arrebol que Di tirou do seu Rio coado de mel e sol.
Uma flor-pintura, zi-nindo o canto de amor que acompanhou toda a vi-da do pincel, o gozo-dor de criar e de sentir, di-vina e tão sensual ração que coube, na Terra, a Di.

Carlos Drummond de Andradein Andrade, Carlos Drummond de . Discurso de primavera e algumas sombras. In: ______ . Poesia e prosa. 8ª ed., pág.813.

Di Cavalcanti ou Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 1897, no Rio de Janeiro,hoje vou falar de arte de uma forma leve,sem muitos dados historicos,só impressoes de quem ama a arte.Di cavalcante amava o Brasil,seu povo e principalmente as mulheres.Mulheres com a tão chamada "cor do pecado" era seu principal tema.

Di costumava dizer:" - A mulata, para mim, é um símbolo do Brasil. Ela não é preta nem branca. Nem rica nem pobre. Gosta de música, gosta do futebol, como nosso povo. (...)" "Moço continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono.".

Assim como Vinicius de Morais,amou muitas mulheres e fez poemas em forma de telas! Vou postar aqui uma homenagem de Vinicius ao amigo. ...

Que bom que existas, pintor Enamorado das ruas Que bom vivas, que bom sejas Que bom lutes e construas Poeta o mais carioca Pintor o mais brasileiro Entidade mais dileta Do meu Rio de Janeiro- Perdão meu irmão poeta Nosso Rio de Janeiro (Vinícius de Morais,setembro de 1963)

1 comment:

  1. Naninha, adorei a idéia do blog. Siga em frente, é uma boa oportunidade pra quem não é da área, ficar conhecendo um pouco de arte. De uma maneira simples e simpática. ADOREI.
    Beijocas mil!!!

    ReplyDelete

Pinceladas do observador