Monday, January 22, 2007

MONA LISA-Leonardo da Vince-é irônica , ambígua,triste , terna , doce ou compassível?

O SORRISO NADA DISCRETO DE NANALISA-OK,OK ,SEI QUE A MONTAGEM FICOU DIGAMOS "TOSQUINHA",KKKKKKKKKKK,foi uma brincadeira de minha amiguinha Cris lá de Fortaleza,mas brincadeiras a parte,vamos falar um pouco dessa maravilhosa obra de arte.O sorriso de Mona Lisa até hojé é tema de diversas teorias Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde), é o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. É nesta obra que Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do sfumato.Sfumato para quem não sabe Sfumato é um termo criado por Leonardo da Vinci para se referir à técnica de pintura em que sucessivas camadas de cor são misturadas em diferentes gradientes de forma a passar ao olho humano a sensação de profundidade, forma e volume. Em particular, refere-se à mistura de matizes ou tons de um matiz de forma tão sutil que não ocorre uma transição abrupta entre eles.
Em italiano, sfumato quer dizer "misturado" com conotações de "esfumaçado" e é derivado da palavra italiana referente à "fumaça". Leonardo descrevia o sfumato como "sem linhas ou limites, à maneira da fumaça".
A partir de sua introdução à pintura no Renascimento, o sfumato passou a ser uma técnica universal de desenho e pintura, sendo ensinada como um conhecimento básico para estudantes de artes.Talvez o mais famoso exemplo da aplicação do sfumato seja o rosto de Mona Lisa .
A jovem mulher do sorriso misterioso e ambíguo foi identificada como Lisa Gherardini, esposa de um mercador florentino chamado Francesco de Giocondo, e seu retrato tem atraído admiração e curiosidade desde sua criação há 500 anos.Estaão atualmente usando alta tecnologia em 3D para desevendar os mistérios dessa famosa tela.Que Leonardo da Vince é um gênio,ninguém duvida,mas aposto que ele jamais imaginaria o quanto esse gerou criou e criará polemicas!!AH!! uma vez um aluno me perguntou por que ela nao tinha sobrancelhas.A resposta é simples:era fashion raspa-las !!Mona Lisa era top!!rssssssss
Me divirto com essas versões!!

1 comment:

Pinceladas do observador