Wednesday, May 30, 2007

RON MUECK-Ron Mueck (Melbourne, 1958) é um escultor australiano hiperrealista, que trabalha na Grã-Bretanha.

A TÉCNICA USADA POR ESSE ARTISTA SURPREENDE A CADA ESCULTURA.DESAFIA NOSSA PERCEPÇÃO DE DIMENSIONALIDADE,ESPACIAL.REALIDADE NA TEXTURA DA PELE,RUGAS,VASOS SANGUINEOS DOBRAS DE PELE,POSIÇOES E SE NÃO FOSSEM OS TAMANHOS OU GIGANTESCOS OU EM MINIATURAS TERIAMOS A NÍTIDA IMPRESSÃO QUE SE TRATAVA DE UMA PESSOA REAL E VIVA.AS IMAGENS FALAM POR SI SÓ.A SOLIDÃO E DESOLAMENTO É O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NESSAS OBRAS.

CASAL






OLD WOMAN







IDOSOS





THE BOY











PARTO





THE BABY














MASK-ATENTE PARA OS DETALHES DA BARBA,VEIAS,PELE...



DESDE CRIANÇA RON FABRICAVA SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS...
“Pregnant Woman” MEDE 2.52








IN BAD





PETER WITKIN-FOTÓGRAFO,FAMOSO POR FAZER PARALELO ENTRE VIDA,MORTE,SEXO,DOR,PRAZER.MISTURA CORPOS DEFEITUOSOS , CADAVERES

MUITOS DE SEUS TRABALHOS SÃO RELEITURAS DE PINTURAS FAMOSAS NA HISTORIA DAS ARTES.


"Witkin foi técnico em um estúdio especializado no processo Dye Transfer, e mais tarde assistente em dois estúdios fotográficos. Seguidamente trabalhou como fotógrafo no exército. Mas sua obra advém de sua infância com um fato bizarro que lhe ocorreu quando ele tinha seis anos de idade. Ele estava voltando da missa com sua mãe e seu irmão gêmeo. Subitamente, um acidente de trânsito degolou uma menina que por ali passava, e a cabeça vem rolando até os pés de Joel.
Se não o segurassem a tempo, a sua curiosidade infantil teria feito com que pegasse e examinasse a cabeça sem corpo. Segundo o próprio Joel-Peter, "aquela primeira experiência visual lhe deixou marcas”.Suas ramificações atingem meu trabalho fotográfico quando utilizo cabeças cortadas e máscaras, assim como na minha preocupação com a dor, a violência e a morte"








Tuesday, May 29, 2007

GROTESCO




DESARMONIA ENTRE PARTES DO CONJUNTO, O TRAGICÔMICO E O MUNDO TORNADO ESTRANHO[...]É RESULTANTE DO EFEITO PSÍQUICO QUE CAUSAM EM NÓS





VÁRIAS SENSAÇÕES,EVIDENTEMENTE CONTRADITÓRIAS,SÃO SUSCITADAS:UM SORRISO SOBRE AS DEFORMIDADES, UM ASCO ANTE O HORRIPILANTE E O MONSTRUOSO EM SI.COMO SENSAÇÃO FUNDAMENTAL[...] APARECE ASSOMBROSO, UM TERROR, UMA ANGÚSTIA PERPLEXA, COMO SE O MUNDO ESTIVESSE SAINDO FORA DOS EIXOS E JÁ NÃO ENCONTRASSÉMOS APOIO NENHUM."



"Jenny Saville, nascida em Cambridge em 1970, faz pinturas em grandes formatos onde pinta imagens ou fotografa a si mesma em posições exdrúxulas e bizarras. A sua imagem é pintada com muitas tonalidades de pele que se assemelham à maneira do pintor Lucian Freud (1922-), neto do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939). Longe de ser uma superfície contínua, lisa e sedosa, essas tonalidades dão à pele uma descontinuidade no tecido produzindo manchas e feridas. Somando-se a essa característica a desproporção das partes e os ângulos bizarros, a artista cria uma imagem de si mesma que é aterradora e repugnante."




O GROTESCO EMBARALHA NOSSAS SENSAÇÕES COMSITUAÇÕES PARADOXAIS,SEM COERÊNCIA APARENTE; NA DISJUNÇÃO DA ORDEM DAS COISAS COMEÇAMOS A VER MONSTRUOSAS CONVIVENDO AO NOSSO LADO, É POR ISSO QUE DIZEMOS QUE O GROTESCO É NOSSO MUNDO E AO MESMO TEMPO NÃO O É.




O inglês Francis Bacon, falecido em 1992, talvez seja o artista do final do século XX que mais produziu obras esteticamente grotescas. O estranhamento que temos diante das deformações de rostos e corpos pintados de modo preciso e gestual continua e continuará a nos impressionar por muitos anos.





Cabeças Grotescas é o nome de um desenho de Leonardo Da Vinci. É a mistura com caricatura com desenho(caricatura de reis).







"John Currin, americano nascido no Colorado em 1962, prefere o grotesco-cômico para a sua obra, que oscila mais para a caricatura de costumes. Mas, escolhida a pintura a óleo como técnica, as imagens adentram o terreno da pintura, adquirem a sobriedade do meio e se tomam mais sérias que uma simples caricatura. Sua intenção é criar, numa mistura entre a caricatura e a pintura, uma desarticulação das categorias da arte, uma mistura que o faz por exemplo colocar rostos de boneco em pessoas pintadas quase de modo realista. Nessa junção entre a fantasia de ser meio boneco meio gente não conseguimos nos situar, ficamos perplexos tentando decifrar o porquê da nossa confusão. Além disso, todos os personagens parecem possuídos por uma loucura esquizofrênica; são sorrisos estranhos, pescoços enormes, cabeças desproporcionais; o mundo se desarticula, mistura-se com a fantasia; é na junção do imaginário com o real que nos vem o assombro do grotesco. O artista cria, nessa junção, uma terceira imagem, que não representa simplesmente um capricho fantasioso, mas espelha as distorções da condição humana, a sociedade e o homem: "o mundo do grotesco é o nosso mundo - e não o é. O horror, mesclado ao sorriso, tem seu fundamento justamente na experiência de que nosso mundo confiável e aparentemente arrimado numa ordem bem firme se alheia sob a irrupção de poderes abismais, se desarticula nas juntas e nas formas e se dissolve em suas ordenações"2.
1 Kayser, W. o grotesco. São Paulo: Perspectiva, 2003. p. 3l.
2 id. p. 40



Grotesco é um derivado do termo latino "grotto" que significa gruta ou pequena caverna. A expressão grotesco surgiu no século catorze quando foram descobertos soterrados em Roma, por acaso, corredores e salões do antigo complexo palacial Domus Aurea, uma construção requisitada pelo imperador Nero após o grande incêndio que consumiu boa parte da cidade em 64 D.E.C. (o qual se atribui a ele). Nestes espaços subterrâneos reabertos depois de quase mil e quinhentos anos foram descobertas imagens, figuras, estátuas compostas de pessoas ou deidades metade gente e metade animal ou metade figura mítica. A palavra e expressão grotesco passou a ser utilizada não somente em meios artísticos mas também em outras áreas como, por exemplo, na literatura e arquitetura.
FONTE:WIKIPEDIA

Monday, May 28, 2007

CORPO E ARTE-CONTEMPORANEIDADE

ALGUMA VEZ NA VIDA VOCE SE IMAGINOU COMO UM SUPORTE PARA ALGUMA EXPRESSÃO ARTISTICA,OU QUEM SABE A PRÓPRIA OBRA DE ARTE??VEJA ISSO.SÃO TRABALHOS DO ARTISTA PLÁSTICO PADDY HARTLEY,SEM EXPRESSAR JUIZO DE GOSTO,VALE A PENA OBSERVAR,AS FORMAS,CORES,TEXTURAS E VOLUMES QUE ELE CONSEGUIU COM O PRÓPIO CORPO.ELE USOU CINTAS ELÁSTICAS FACIAIS,PRÓTESES,QUE SIMULARAM UMA MUDANÇA PLASTICA EXTREMA.







"Eu tinha interesse em saber como os tecidos moles da face podem ser manipulados, movidos e modificados, da mesma forma que cintas para o corpo costumavam mudar o corpo", disse o artista Paddy Hartley.
Foto: Paddy Hartley





Paddy Hartley projetou algumas de suas próteses para simular os resultados de uma cirurgia para aumentar as bochechas com o uso de implantes e aumentar os lábios.
Foto: Paddy Hartley




O trabalho do artista Paddy Hartley foi desenvolvido a partir de uma encomenda feita pelo Museu Victoria&Albert, em Londres, em 2001, para um evento que examinava como se vê nos nossos dias a cirurgia plástica para efeitos cosméticos.
Foto: Paddy Hartley

Monday, May 21, 2007

OMBRA MAI FU-GEORGE FRIDERIC HANDEL-Dedicado a minha mana Cristal Lopes.Minha flor de Ipê-rosa

Segundo a informações até o dia 7 de dezembro de 1978, o ipê era considerado a árvore nacional brasileira, mas pela lei nº 6507 deste dia, é o pau-brasil a árvore nacional. Pela mesma lei a flor do ipê é a flor símbolo nacional.Possuo um lindo Ipé roxo,que foi plantado pela nossa mãe, é lindo e amado...




OMBRA MAI FU

http://www.youtube.com/watch?v=SNJ4AQwInRY


George Frideric Handel

Frondi tenere e belle
del mio platano amato,
per voi risplenda il fato.
Tuoni, lampi, e procelle
non v’oltraggino mai la cara pace,
né giunga a profanarvi
austro rapace.

Ombra mai fu
di vegetabile
cara ed amabile,
soave più.

Ombra mai fu
di vegetabile
cara ed amabile,
soave più.

Cara ed amabile,
ombra mai fu
di vegetabile
cara ed amabile,
soave più.
soave più.



ÁRIA Da BELA ÓPERA, SOBRE O REI XERXES ,LOUVA A BELEZA DA REFRESCANTE SOMBRA DE UMA ÁRVORE...

Nunca houve sombra
de uma árvore tão
querida, amável
e suave.