Óleo sobre tela 36 "x 27 ¾" Coleção de Daniel Filipacchi Paris, França
" Pensaram que eu era uma surrealista ,mas eu não era.Nunca pintei sonhos.Pintava a minha própria realidade" Frida Khalo
Há algum tempo que quero falar sobre essa obra e como me sugere coisas muitos profundas que ainda estou digerindo, voltarei a falar nela de modo mais "pedagógico".Estu buscando mais informações tecnicas sobre ela. Hoje quero dar uma viajada pessoal na obra e dividir com voces minhas impressões e gostaria de ler nos comentarios as impressões de voces também.Esta pintura é , talvez, a minha pintura preferida da Frida Khalo , porque deixa não é o auto retrato comum de seus trabalhos , quebra um pouco o movimento de suas obras, muda o angulo , mas ao mesmo tempo subverte o olhar e me parece ser seu auto retrato interior. A obra me conecta quase que automaticamente aos estudos e tecnicas da Psicologia Analitica - Terapia Jungiana e deve ser por isso que me é especial ,além do valor estetico e historico da obra, óbvio .A agua é usada como um dos simbolos do inconsciente e assim, como boa parte do nosso planeta, é coberto pelo mar, assim como 70 % do nosso corpo é composto de agua, boa parte de nos mesmo está submersa em uma espécie de mar interior . A arte visual é uma das ferramentas mais eficazes para se fazer esse mergulho e é utilizada como meio de acessar conteudos do inconsciente na Arteterapia. Acho impressionante como a obra de Frida remete ao grafico da estrutura da psiquê em que é usado o iceberg como metafora.Se ela teve alguma influencia ou leu algo sobre os estudos do inconciente , psicologia analítica que pode te-la influencia de alguma maneira, não consegui saber,mas a estrutura é muito semelhantee amaria ter a oportunidade de conversar com ela sobre a Obra e seu processo de individuação.
Essa obra é chamada "O que eu vi na água." .
Dentro dos estudos da psicologia analitica Junguiana, há um trabalho com os simbolos imageticos que são acesssados .A água pode simbolizar a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, aforça, a limpeza.A água é elemento primario e vital, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento de qualquer elemento com vida, ou seja, a origem e o veículo de toda vida e, esse simbolo, permeia toda a historia do homem e inclusive todas as manifestações ligadas ao Sagrado.Ao contrário de muitas das pinturas de Frida essa não tem nenhuma imagem dominante central ,apesar do pé nos chamar a realidade. É uma obra simbólica que descreve vários eventos na vida da artista na qual ela inclui muitos elementos de trabalhos anteriores e elementos que usaria ,mais tarde ,em outras pinturas. Para facilitar os estudos dos periodos das artes visuais há uam tendencia a classificar as obras em periodos , portanto há os que insistem em classificar as obras de Frida como Surrealismo, mas Frida não é surrealista , ela mesma tratou de desfazer essa ideia e afirmou ''Pinto a mim mesmo porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.''Foi considerada surrealista , porque seus trabalhos tem um uma onirica e é cheia de metaforas e simbolos mas, ela não e encaixa no surrealismo , ela não se encaixa a estilo algum,ela deixou fluir suas telas a sua sua dor através das imagens .No reflexo da água há imagens do passado e do presente, a vida e a morte, conforto ,medos,frustrações ,perdas e novas ideias .Como se ela olhasse em um espelho fluido a sua frente em estado de relaxamento, mergulhada em sua própria profundeza . A Agua ,parada, eclode em imagens.Os pés, membros que nos aterra , que nos dá firmeza para caminhar,ficar ereto .Os pés ,que são essenciais para que possamos nos locomover, nos dá autonomia para seguir me remete a uma especie de flor de lótus, que se alimenta do que está no fundo dessa agua, como que passeasse entre o consciente e o inconsciente com so dedos apontados para cima e para baixo no relfexo .A flor de Lotus precisa do que encontra nas suas raizes que vão nas profundezas, no meio à lama e ao lodo do fundo dos lagoas e lagos vai se fortalecendo e subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo da Flor de Lotus está ligado especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especialmente colorida . Já pararam para pensar que mesmo sendo seus temas tão intensos e as vezes tão tristes Frida Khalo usa cores vibrantes e luminosas ? Pensando na importancia que ela deu aos seus pés nessa imagem , inclusive pintando as unhas em vermelho , me remeto ao momento em que ela teve sua perna amputada e escreveu na legenda de um desenho : “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?” E Frida era assim, mergulhada em si mesma, sem medo de entrar em contato com o que lhe magoava, o que lhe doida, o que lhe limitava,o que lhe dava alegria e prazer,foi transformando tudo em cores e formas .Registoru os seus conteudos mais intimos em suas telas .A arte foi para Frida catarse, alento e sua própria vida.
Frida raramente falava de suas pinturas, mas em uma conversa com Julien Levy , que foi um negociante de arte e proprietário da Galeria Julien Levy em Nova York , descreveu a obra como"É um retrato do que o tempo passa ... a tempo e jogos para crianças na banheira e tristeza do que tinha acontecido a ela no curso de sua vida ".
Embora a pintura é assinada e datada "1939" foi realmente pintado no ano anterior. A pintura sem assinatura e sem data foi exibida em Paris por André Breton, em janeiro de 1939. Quando ele voltou para o México, Kahlo assinado e datado "1939". Frida deu a pintura para seu amante, fotógrafo Nickolas Muray como pagamento de uma dívida de US $ 400 que ela tinha com ele.
Por Eliana Mª Lopes S. de Andrade
Graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais
Arte Educadora por amor
Artista Plastica por vicio
Arteterapeuta " em desenvolvimento"
Apaixonada pelo mundo das Artes
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