Enigmáticos
Sorrisos.
Leonardo
da Vince é exemplo do perfil desse novo homem que esta surgindo na historia da
humanidade. Livre do medo do fogo Divino percorria livremente entre as artes,
ciências e tecnologia. Assim como seus contemporâneos é na Antiguidade clássica
que ele encontra respaldo para seus pensamentos. Comenta-se, estuda e
analisa-se a obra Mona Liza - La Gioconda - de Leonardo da Vince (1503
- 1506) e seu sorriso enigmático. Muitas são as
teorias o misterioso sorriso. Ele exerce sobre o expectador mesmo em suas
reproduções, um fascínio extraordinário. A Gioconda
provavelmente deve ser o ícone da historia
da arte mais conhecido no mundo. Mas não se pode ignorar que existe um processo
de criação que vai passando por uma série se modificações, sofrem influencias
até chegar à obra de arte propriamente dita. Assim aconteceu com a Mona Lisa.
Mona
Lisa-Leonardo Da Vince
Anos antes de Leonardo da Vince pintar sua famosa Monalisa, Antonello
da Messina (1470), pintor que supostamente teria levado a tinta a óleo para os
Italianos, pintou um homem com roupas
sóbrias e cobertura na cabeça com um
olhar expressivo e sorriso que carregava caracteristicas do sorriso arcaico
e facilmente remete ao expectador
a se lembrar da Mona Lisa. Pode-se notar a delicada curvatura no ângulo
onde os lábios superiores e inferiores se encontram. O sorriso do homem desconhecido obra de Messina demonstra uma
alegria menos discreta que o da Monalisa. A obra de Messina remete às primeiras
esculturas de sorriso Gregas e possui caracteristicas das esculturas Kouros enquanto
que se pode observar na Mona Lisa de Leonardo da
Vince uma possível relação estética das estatuas Kore visto
que o sorriso tem um leve e delicado
movimento somente no canto da boca, um pouco mais discreto do que nas
referencias estéticas das esculturas Kouros.
Retrato de um homem desconhecido - Antonello da Messina
(1470),
O
ideal de beleza renascentista expõe provavelmente as ordens plásticas da antiga
Grécia, período no qual - vai acontecendo o
enfraquecimento progressivo de todas as crenças, e o renascimento do riso de
forma tímida, penetrando nas feridas do pensamento imperativo da época. Os
renascentistas nutrem-se na antiga Grécia em que o riso
expressava a máxima liberdade dos deuses, apropriam-se de caracteristicas da
ordem estética da antiguidade clássica Grega para suas obras. Os sorrisos da
antiga Grécia estão entre as fontes de pesquisa estética desses artistas.
O
sorriso arcaico torna-se, portanto o ideal de beleza renascentista em matéria
de expressão do riso. Não se pode ignorar
que esse sorriso eternizado por Leonardo da Vince, tornou-se história da
cultura mundial um mote para exercício do hilário, do cômico, do deboche tal é
a quantidade de obras que visitaram a misteriosa moça de Leonardo.
Marcel Duchamp (1887 -1968), pintor e escultor, é um dos
precursores da arte conceitual e introduziu a idéia de ready made [1] .Duchamp se apropriou de uma
reprodução de má qualidade da Mona Lisa tornou-se referência iconografica para
diversas re-visitas de artistas do século XX de variadas áreas e essas
produções normalmente são carregadas de muito humor. Marcel Duchamp no final da segunda década do sec.XX
pintou sobre uma cópia impressa da Obra de Leonardo da Vince, Monalisa, um bigodinho e inseriu nessa
imagem a inscrição LHOOQ-Elle a chaud au cul, - grosso modo, ou de forma
chula significaria: ela o traseiro quente ou ela tem fogo no rabo.
L.H.O.O. Q- Desenho sobre impressão-Marcel Duchamp-1901
Após
esse ato de puro deboche, senso de humor, irreverência e visão impregnada de
seus pensamentos dadaístas, Duchamp de alguma maneira abre as portas para uma
nova visão do mundo nas Artes. Muitos outros artistas plásticos dos sec. XX e
XXI assim como Duchamp fizeram uma visita à obra de Leonardo da Vince. Salvador
Dali – pintor surrealista espanhol (1904 – 1989) – fez seu auto-retrato como
Mona Lisa, Malevich a inseriu em sua obra, Fernando Botero a engordou, Andy
Wahol,Artista da Pop Art a replicou em varias vezes em diversas cores,Vick
Muniz a pintou com geléias e pasta de amendoim. Mauricio de Souza retratou a
Monica como Mona Lisa, Bansky a grafitou
em paredes de costas,saias levantadas mostrado as nádegas, Ralph Steadman- Ilustrador e cartunista britânico
escancarou um riso sinistro para sua Monalisa,enquanto a Mona Lisa de Roy Liechtenstein- Pintor,
escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997) diz que apenas ficará sentada e sorrindo.
Quem sabe uma forma bem humorada de dizer que a imagem da Mona Lisa não precisa
fazer mais nada além disso, sorrir,já foi eternizada.
Salvador Dali
Malevich
Fernando Botero-
Andy Warhol- Andy Warhol nasceu em 1928, em Nova
Iorque e morreu em 1987
Mauricio de Souza-Monicalisa--História
em quadroes-
Vick Munis-
Bansky-Grafitti-Artista de rua. Nascido em Bristol - (1975)
Roy Liechtenstein- Pintor, escultor e artista gráfico norte-americano
(27/10/1923-29/9/1997)
Ralph Steadman- Nasceu em 1936-
Ilustrador e cartunista britânico.
[1] O ready made: Marcel Duchamp. Desprezando
noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e
referindo sua produção primariamente à idéia apropriou-se de objeto variados de
uso cotidianos e o inseriu em seu trabalho lançando assim novos olhares sobre o
objeto.
Fonte: In PEQUENO
INVENTÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DO RISO
By Eliana M.L.S Andrade
I am not sure where you are getting your info, but great topic.
ReplyDeleteI needs to spend some time learning much more or understanding more.
Thanks for excellent information I was looking for this
info for my mission.
Also visit my web blog ... work from home